x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.805

irpj e csll errados - dctf erro

Edilaine de Sousa C Rezende

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 14:29

Boa tarde amigos,

Estou com um problemão;
Recolhi os darfs do irpj e csll divido em quotas no 1º e no 2º trimestre de 2008. Só que os valores são menores que 1.000,00, portanto não poderia ter sido recolhidos em quotas.
A pergunta é: Como faço com a DCTF, pois quando informo os darfs de pagamento da erro na hora de gravar?
Estou precisando muito de ajuda

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 17:54

Boa tarde Edilaine,

Verifique os códigos dos DARFs que você recolheu, pode ser que estejam incoerentes com o enquadramento da empresa e você não consegue vincular eles ao imposto devido. Se estiverem em códigos errados você precisará fazer um REDARF primeiro. Mas se ocorrer de não conseguir a tempo de transmitir a DACTF, transmita a mesma sem vincular os pagamentos depois vc regulariza a situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 18:01

Edilaine, realmente é um problema, mas para tudo tem uma soluçao.

Primeiro verifique a possibilidade do Sr Gilberto ( vide acima).

Do Contrario, se voce pagou as guias do 1º e 2º semestre em quotas, ou seja, 3 parcelas, voce deve ter pago somente o valor do principal acrescido dos juros. Só que na verdade voce nao poderia pagar em quotas, portanto, a empresa teria que pagar a multa da 2º e da 3º quota , já que a primeira voce com certeza deve ter pago na data correta.

O mesmo devera ser feito para o 1º e 2º semestre.

Apos isto, sim, voce conseguira transmitir sua DCTF corretamente, apesar de voce ter pago em 3 vezes, isto nao caracterizara pagto em quotas, e sim pagamento em atraso, ja que voce pagou a multa.

Georgito

há 16 anos Sábado | 20 setembro 2008 | 14:30

Caros amigos,

Os darfs foram recolhidos com os códigos corretos, o que eu não estou conseguindo é transmitir a DCTF por ter pago os darfs em tres parcelas, o erro que dá na DCTF é que o valor a ser pago não pode ser dividido em quotas. Então como eu lanço esses pagamentos na DCTF sendo que eu paguei em tres darfs?
Como o nosso amigo Georgito disse eu não poderia ter pago em tres darfs, porque agora fico devendo pra Receita a multa por pagamento em atraso, mais isso posso regularizar, pagando essa multa.
Mas eu nã posso lançar os pagamentos já feitos e depois regularizar essa multa por atraso, porque entendo que o que vai constar na Receita é o débito da multa somente?
E se eu tiver que pagar a multa antes de entregar a DCTF, mesmo assim como vou lançar esses pagamento, se for de uma só vez, em qual data, visto que paguei em tres datas diferentes?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 08:39

Bom dia Edilaine,

Olha, neste caso, você fez dois recolhimentos sem multa e juros, na Receita Federal eles fazem o cálculo por dentro onde estaria constando a multa e juros, restando assim o valor principal a ser somado destas "parcelas" pagas para encontrar a diferença à ser recolhida com multa e juros. Se possível visite uma Agência da Receita Federal para que te orientem ou até possam estar verificando como ficou o conta correntes desta empresa e como regularizá-lo.

Boa semana a todos

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 09:30

Bom dia Gilberto,

Sobre a DCTF, quero dizer que baixei do site da Receita Federal o curso e que é ótimo, se alguém tiver com dúvidas sobre o preenchimento, se der algum tipo de erro, vale a pena baixar e fazer o curso.
Sobre os darfs, como eu disse consegui incluir eles na DCTF, e as multas referentes vou fazer o que voce me sugeriu, vou até um Posto da Receita Federal e ver qual é o valor que está pendente e pagar.

Muito obrigada pela atenção, é sempre muito bom contar com os amigos do Forum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade