x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.862

irpj e csll errados - dctf erro

Edilaine de Sousa C Rezende

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 14:29

Boa tarde amigos,

Estou com um problemão;
Recolhi os darfs do irpj e csll divido em quotas no 1º e no 2º trimestre de 2008. Só que os valores são menores que 1.000,00, portanto não poderia ter sido recolhidos em quotas.
A pergunta é: Como faço com a DCTF, pois quando informo os darfs de pagamento da erro na hora de gravar?
Estou precisando muito de ajuda

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 17:54

Boa tarde Edilaine,

Verifique os códigos dos DARFs que você recolheu, pode ser que estejam incoerentes com o enquadramento da empresa e você não consegue vincular eles ao imposto devido. Se estiverem em códigos errados você precisará fazer um REDARF primeiro. Mas se ocorrer de não conseguir a tempo de transmitir a DACTF, transmita a mesma sem vincular os pagamentos depois vc regulariza a situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 18:01

Edilaine, realmente é um problema, mas para tudo tem uma soluçao.

Primeiro verifique a possibilidade do Sr Gilberto ( vide acima).

Do Contrario, se voce pagou as guias do 1º e 2º semestre em quotas, ou seja, 3 parcelas, voce deve ter pago somente o valor do principal acrescido dos juros. Só que na verdade voce nao poderia pagar em quotas, portanto, a empresa teria que pagar a multa da 2º e da 3º quota , já que a primeira voce com certeza deve ter pago na data correta.

O mesmo devera ser feito para o 1º e 2º semestre.

Apos isto, sim, voce conseguira transmitir sua DCTF corretamente, apesar de voce ter pago em 3 vezes, isto nao caracterizara pagto em quotas, e sim pagamento em atraso, ja que voce pagou a multa.

Georgito

há 17 anos Sábado | 20 setembro 2008 | 14:30

Caros amigos,

Os darfs foram recolhidos com os códigos corretos, o que eu não estou conseguindo é transmitir a DCTF por ter pago os darfs em tres parcelas, o erro que dá na DCTF é que o valor a ser pago não pode ser dividido em quotas. Então como eu lanço esses pagamentos na DCTF sendo que eu paguei em tres darfs?
Como o nosso amigo Georgito disse eu não poderia ter pago em tres darfs, porque agora fico devendo pra Receita a multa por pagamento em atraso, mais isso posso regularizar, pagando essa multa.
Mas eu nã posso lançar os pagamentos já feitos e depois regularizar essa multa por atraso, porque entendo que o que vai constar na Receita é o débito da multa somente?
E se eu tiver que pagar a multa antes de entregar a DCTF, mesmo assim como vou lançar esses pagamento, se for de uma só vez, em qual data, visto que paguei em tres datas diferentes?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 08:39

Bom dia Edilaine,

Olha, neste caso, você fez dois recolhimentos sem multa e juros, na Receita Federal eles fazem o cálculo por dentro onde estaria constando a multa e juros, restando assim o valor principal a ser somado destas "parcelas" pagas para encontrar a diferença à ser recolhida com multa e juros. Se possível visite uma Agência da Receita Federal para que te orientem ou até possam estar verificando como ficou o conta correntes desta empresa e como regularizá-lo.

Boa semana a todos

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

há 17 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 09:30

Bom dia Gilberto,

Sobre a DCTF, quero dizer que baixei do site da Receita Federal o curso e que é ótimo, se alguém tiver com dúvidas sobre o preenchimento, se der algum tipo de erro, vale a pena baixar e fazer o curso.
Sobre os darfs, como eu disse consegui incluir eles na DCTF, e as multas referentes vou fazer o que voce me sugeriu, vou até um Posto da Receita Federal e ver qual é o valor que está pendente e pagar.

Muito obrigada pela atenção, é sempre muito bom contar com os amigos do Forum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies