
Willams Jose da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia colegas, como declarar os bens de uma pessoa no IR, quando os mesmos não são compatíveis com sua renda? Qual a orientação que deve ser dada a uma pessoa desta?
respostas 3
acessos 853
Willams Jose da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia colegas, como declarar os bens de uma pessoa no IR, quando os mesmos não são compatíveis com sua renda? Qual a orientação que deve ser dada a uma pessoa desta?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Wiliams,
Isto é problema!.
E dos grandes. A única maneira de deixar a variação patrimonial positiva, ou seja, de provar a origem do dinheiro que permitiu o contribuinte adquirir os bens eu ora possui, é declarar que obteve os rendimentos de pessoas físicas diversas. Para tanto deve ter recolhido o imposto de renda nos moldes do carnê-leão.
Estude detalhadamente a variação patrimonial deste contribuinte com vistas a determinar quanto (em dinheiro) deixou de ser reconhecido, com vistas a elaboração do carnê-leão.
É claro que não é tão simples assim. Reúna-se com o interessado e verifique com ele a origem do dinheiro que o permitiu os bens e direitos em questão. Uma vez sabedor desta origem, aponte-lhe a forma de justificá-la. Se não for possível ou se o contribuinte não concordar com a solução que implicará no pagamento do imposto, opte por não se responsabilizar pela fazimento da DIRPF, certo de que estará evitando transtornos futuros.
...
Jose Cisso
Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager......
Qual a orientação que deve ser dada a uma pessoa desta?
Oriente para pessoa parar de sonegar e então terá 'caixa' suficiente para cobrir suas aquisições.
att
Willams Jose da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeQuero agradecer a todos consultores, em especial, aos que responderam esta questão, Saulo Heusi e José Cisso, pois suas respostas me deram um bom esclarecimento, e um bom argumento para passar pra este, que veio fazer o IR, caso ele não apresente documentos plausíveis, não farei o IR dele e ainda direi que ele estará sujeito a penalidades, etc, pois seus dados serão cruzados pela RFB, principalmente agora que a mesma, estará cruzando informações até de redes sociais, para averiguar, supostas viagens, aquisições de bens, etc, para verificar se foram compatíveis com os valores declarados.
Muito obrigado mesmo foi de muita valia a explicação de vocês, tenham uma boa noite.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade