FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 1
acessos 4.808
Impostos Revenda Importados
Patricia
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 16:16
Uma empresa Comercial (lucro Presumido) importou mercadorias (auto peças) para revender no mercado interno.
Efetuou o pagamento dos impostos no ato da importação (ICMS, IPI, PIS, COFINS, II).
Como será feita a revenda destas mercadorias no mercado interno?
Pesquisei e verifiquei que mesmo ela sendo COMERCIAL, por ter importado, ela é equiparada a industrial, portanto deverá destacar o IPI na nota fiscal de revenda, correto?
Quanto ao ICMS (produto 8512.20.19), será destacado na nota fiscal?
Deverá recolher os impostos PIS e COFINS na revenda destas mercadorias, sendo que já efetuou o pagamento na importação?
Eu sei que é um assunto muito complexo, por isso peço a ajude de vcs, não sei mais onde pesquisar, obrigada
Patricia
"Nada é tão impossível que não se possa realizar!!!!"
Diego Rebelo Flor
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 16 março 2009 | 20:38
Boa noite Patrícia,
As empresas comerciais importadoras são equiparadas a indústria e por este motivo passam a ser contribuintes do IPI. O IPI e o ICMS recolhidos na importação poderão ser compensados posteriormente, servindo como uma antecipação do imposto devido pela venda.
A nota fiscal de venda dessa mercadoria será emitida normalmente, destacando o ICMS e o IPI.
A venda tributará também PIS e Cofins. Se a empresa for tributada com base no Lucro Real, poderá compensar o PIS e Cofins recolhidos no desembaraço, do contrário não terá esse direito.
Caso persistam dúvidas conte com o fórum,
Abraços