x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 700

Declaração de imóveis - IRPF 2016

Davi Torres

Davi Torres

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 21:40

Olá pessoal estou com dois problemas referentes a imóvel em uma declaração de imposto de renda.

Primeiro, possuo um imóvel, o qual não possui escritura, devo declará-lo? Caso sim, devo me basear no valor venal do imóvel para tal?

E segundo, adquiri um outro imóvel em 2015, parte financiada com a construtora e a outra com uma instituição financeira. Exemplo: R$ 30.000,00 construtora (já paguei R$ 10.000,00 em 2015) e R$ 70.000,00 banco (que só começará a ser pago em 2017).

Deve informar em bens e direitos os R$ 30.000,00 e lançar uma dívida de R$ 20.000,00? Ou devo lançar também o valor do banco? Porém o banco a parcela são com juros, como devo fazer então?

Caso alguém possa me ajudar, agradeço muito!

Att,

Davi Torres

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 07:37

Bom dia Davi,

Na mesma ordem aposta por você:

1 - Você deve declará-lo sim. O Contrato Particular tem tanta validade quanto a Escritura registrada em cartório, que na realidade só torna o negócio (que é particular) público.

2 - Informe na ficha "Bens e Direitos" os valores já pagos em 2015. Se o saldo foi financiado por instituição financeira, via de regra no contrato há uma clausula de alienação fiduciária, ou seja, o bem fica alienado. Neste caso, nada informa em "Dívidas e Ônus Reais" porque a rigor a divida não existe, já que está garantida pela alienação.

...

Samantha

Samantha

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 14:48

Prezados, boa tarde!!

Estou com uma dúvida e gostaria de ajuda.
Vou fazer a declaração de uma amigo e é a primeira vez que o mesmo declara.
Ele tem um imóvel, que foi construído entre 2009 e 2010, após a venda de um outro imóvel em 2008.
O imóvel construído está avaliado em torno de R$ 180.000,00. Como devo declarar esse imóvel agora no ano de 2016?

Quem puder ajudar, muito obrigada!!

Abraços!

Samantha Santos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 21:51

Boa noite Samantha,

Você deve retificar (se já entregues) ou entregar (se ainda não foram) as DIRPFs dos últimos cinco anos com vistas a declarar este imóvel.

...;

Samantha

Samantha

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 09:17

Olá, Saulo...bom dia!!

Entendi....

Mas essa retificação é necessária mesmo a pessoa não ter tido, nesses últimos 5 anos, rendimentos para tal?

Obrigada mais uma vez!

Abraços...

Samantha Santos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 13:16

Boa tarde Samantha,

Neste caso, será bastante ele informar o valor do imóvel no campo "Situação em 31/12/2014" e repeti-lo (se for o caso) no campo "situação em 31/12/2015" Entretanto este valor não deve (e não pode) ser o de mercado (avaliado em torno de R$ 180.000,00) ele deve ser informado pelo valor exato de custo.

Este valor de custo é aquele constante da averbação da construção no Cartório de Registro de Imóveis.

...

Jean Goulart Mendes

Jean Goulart Mendes

Prata DIVISÃO 1 , Subcontador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 14:38

Um cliente adquiriu um imóvel à vista!
O valor da pago e da avaliação na certidão do imóvel é de R$ 300.000,00. Só que na escritura de compra e venda o valor que consta é de R$ 200.000,00. Qual valor devo declarar?

Jessika

Jessika

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 19:16

Boa noite!

Preciso de uma ajuda de vocês.
Um contribuinte nunca Declarou o IR, mesmo estando na obrigatoriedade por seus rendimentos.
Ele quer declarar esse ano, e deu IR a restituir.
O mesmo tem um financiamento de apartamento pela Minha Casa Minha Vida, já uns 3 anos. O que fazer com o imovél? É obrigado a informar, mesmo o valor sendo inferior aos 300.000,00? Estou com medo de declarar sem informar e dar algum problema pra ele.

Obrigada desde já!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade