Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoO CAC da Secretaria da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, em Nota, informa aos contabilistas:
Informamos que está disponível na página da RFB, a partir de hoje (16/03/2009), um novo aplicativo que permitirá aos contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, a geração de código de acesso para utilização do serviço "Situação Fiscal", em uma nova versão do e-CAC (disponibilizada na mesma data).
Os contribuintes deverão gerar e guardar o código de acesso e senha para acessar, através do e-CAC, a Pesquisa de Situação Fiscal.
Dessa forma, o contribuinte que não possui certificado digital, poderá, sem sair de casa, consultar seus débitos e pendências (exceto previdenciários) com a Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Poderá, inclusive, obter o detalhamento de processos administrativos, parcelamentos e emitir DARF para pagamento de débitos em situação de cobrança.
Para a geração do código de acesso será necessário informar:
No caso de Pessoa Física:
- Nº do CPF
- Data de nascimento
- Números dos recibos de entrega das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DIRPF) referentes aos exercícios de 2007 e/ou de 2008, das quais conste entrega e o contribuinte seja titular
- Número do título de eleitor, caso não conste entrega de DIRPF 2007 e de DIRPF 2008, das quais o contribuinte seja titular
No caso de Pessoa Jurídica:
- Nº do CNPJ
- CPF do responsável perante o CNPJ
- Data de nascimento do responsável
- Números dos recibos de entrega das declarações de ajuste anual do imposto de renda (DIRPF) referentes aos exercícios de 2007 e/ou de 2008, das quais conste entrega e o responsável seja titular.
- Número do título de eleitor do responsável, caso não conste entrega de DIRPF 2007 e de DIRPF 2008, das quais o contribuinte seja titular
Endereço do Serviço: Pesquisa da Situação Fiscal com Código de Acesso
...