x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.228

Informação equivocada na DIRF

Sheila Guimarães

Sheila Guimarães

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 12:37

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que contribuíram para a volta deste fórum.

Meu cliente prestou serviço para uma "empresa 1" e ela tem uma sócia que é a "empresa 2".

A NF de serviço foi emitida para a "empresa 1" com retenção de IR (1,5%).

Quando foi essa semana chegou a DIRF da "empresa 2" como se meu cliente tivesse prestado serviço para ela, ou seja, a retenção foi feita pela "empresa 2" e a DIRF também.

Pergunto: Qual a complicação para o meu cliente?
Ele prestou um serviço para a "empresa 1" e o DARF e a DIRF foram feitos pela "empresa 2".

Desde já obrigada.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 18:28

Sheila Guimarães,

O risco para o seu cliente será a DIRPF "cair em malha fina", já que ela está informando que prestou serviços pela empresa 1, mas que declarou que tomou os serviços de seus cliente foi a empresa 2.

O que deve ser analisado é o seguinte:
Se realmente a NF de serviços foi emitido para a empresa 1, é esta empresa que deve fazer a DIRF e recolher o DARF. Sendo assim a empresa 1 e a empresa 2 devem corrigir as informações declaradas e ainda efetuar a correção do DARF.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Sheila Guimarães

Sheila Guimarães

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 09:05

Obrigada Wilson Fortunato!

Mandamos um e-mail para o contador da empresa e ele mandou a seguinte resposta:

"Gentileza lançar na sua DIRF conforme comprovantes recebidos, assim não haverá diferença.".

Não entendemos essa posição. Afinal seria mais fácil eles fazerem as devidas retificações. Não é?

O que será que ele está querendo dizer com isso?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 16:45

Sheila Guimarães,

Segundo suas informações, o contador equivocou-se ao orientá-la a desta maneira (apesar desta ser a forma que traz mais comodidade para ele, visto que assim não terá que retificar as declarações).

Se a NF de serviços foi emitida para a empresa 1 e quem reteve o IR foi a empresa 1, em nenhum momento a empresa 2 poderá recolher o DARF e fazer a DIRF.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade