x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 10.637

Ganhos e Perdas de Capital

Marco Antonio Zalder

Marco Antonio Zalder

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 20:51

Olá a todos.

Agradeço a quem puder me ajudar com a seguinte dúvida: Uma empresa está vendendo um bem que foi adquirido em janeiro/2003. Este bem possui prazo de vida útil de 4 anos e a taxa anual de depreciação é de 25%. A venda será efetuada no mês de março/2009. Considerando os dados acima, verifica-se que o bem já foi totalmente depreciado. A dúvida consiste no seguinte: se o ganho de capital corresponde à diferença positiva apurada entre o valor de venda do bem e o seu valor contábil (custo de aquisição diminuído da depreciação), entendo que o valor de venda do bem, neste caso, será também o valor do ganho de capital, uma vez que o valor contábil do bem é zero. Está correto este entendimento ?

E no caso de Perda de Capital ? Alguém poderia me dar um exemplo prático de quando ocorrer a Perda de Capital ?

Abraços a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 22:17

Boa noite Marco,

Correto!

Se o custo contábil do bem em questão é igual a zero (R$ 0,00) porque está totalmente depreciado, se for vendido por um centavo, o ganho de capital será este centavo, concorda?

Afinal este bem "não vale nada" contabilmente, logo, se o vendi por um centavo terei ganho este centavo de lucro.

Isto vale dizer que no caso de estar totalmente depreciado, na alienação nunca haverá perda de capital, porque ele "não vale nada" e eu vendi por alguma coisa.

A perda de capital só ocorre quando o bem vale alguma coisa contabilmente e eu o vendo por menos do que vale.

Vamos examinar as três situações possíveis na alienação de bens.

Para o exemplo suponha que o você tenha adquirido um bem por 100.000,00 e que já esteja depreciado em 60.000,00. Contabilmente ela valerá 40.000,00.

Se o vender por mais de 40.000,00 terá lucros ou ganhos de capital,

Se o vender por exatos 40.000,00 não ganhará nem perderá

Se o vender por menos de 40.000,00 terá prejuízos ou perdas de capital.

...

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 10:39

Saulo bom dia!

Estou tendo um problema com relação a perda de capital.

O caso aqui é simples, porem está dando uma diferença no meu faturamento correspondente ao valor da depreciação.

Vou expor melhor o caso.

O bem entrou na empresa e saiu (vendido) 1 dia depois. Foi pago 130.000,00, porem ele foi vendido por 120.000,00.

Temos:

D- Banco
C- Ganhos/perdas de capital - 120.000,00

D- Ganhos/perdas de capital
C- Maquinas Industriais (Imobilizado) - 130.000,00
(baixa do bem no imobilizado)

D- (-)Depreciação
C- Ganhos/perdas de capital - 72,22

Temos uma perda de Capital no valor de R$9.927,78

Porém na hora de conferir o faturamento, consta a diferença de 72,22.
Minha pergunta é:

Meu raciocinio está correto e a diferença é algum erro no sistema, ou existe alguma outra forma de se conferir o faturamente usando o Ganhos/perda de capital e a depreciação?

Desde ja,

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 14:42

Boa tarde Fábio,

Por envolver lançamentos contábeis, haver sala própria onde são discutidos assuntos contábeis - Contabilidade em Geral - e para que seja mantida a ordem desejada pelos moderadores, deixo de responder seu questionamento aqui.

Entretanto, você encontrará a solução desejada se consultar o banco de dados do Fórum acerca da Baixa de bens do Ativo Imobilizado que trata da contabilização de alienação de bens do ativo.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade