x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.304

Deposito errado feito por banco, problemas IRRF?

marcelo jose de sousa

Marcelo Jose de Sousa

Bronze DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 16 anos Domingo | 22 março 2009 | 19:30

Deposito errado feito por banco, problemas IRRF?

Boa Noite!
Peço desculpas caso este assunto não seja tópico para este forum. Mas estou desesperado e não sei a quem recorrer!!!!
O banco 237, efetuou um deposito em minha conta corrente de um valor de R$ 209.000,00. Esse dinheiro ficou em minha conta por 7 dias, pois não tenho o costume de verificar a conta, pois verifico ela apenas após o pagamento de meu salario.
Após procurar a agência, consegui contactar o polo central e desfazer essa narquia em minha conta.
Meu desespero e duvida é de como essa situação vai ficar? Essa movimentação feita pelo banco 237 pode me causar um problema com a Receita Federal? Que providências devo tomar?

Agradeço qualquer ajuda!
Boa semana a todos que lerêm este tópico!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 22 março 2009 | 19:58

Boa noite Marcelo,

A IN SRF 802/2007 obriga as Instituições Financeiras a prestarem informações semestrais relativas a cada modalidade de operação financeira de que trata o art. 3º do Decreto nº 4.489, de 2002, em que o montante global movimentado em cada semestre seja superior aos seguintes limites:

I - para pessoas físicas, R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

Significa dizer que a Receita Federal já tem conhecimento do fato de que em sua conta corrente foram movimentados mais de R$ 209.000,00. Isto porque o confronto ou "cruzamento" das informações entre a DIMOF e a DIRPF é certo, assim como certo é o cruzamento da DIRPF com outras onze declarações.

Naturalmente como a movimentação em sua conta corrente bancária não condiz com seus ganhos, há (sim) uma grande chance de você cair em Malha Fina, principalmente porque não irá declarar o origem daquela movimentação.

Face ao exposto, é aconselhável que você solicite uma declaração (por escrito) ao gerente de seu banco, justificando o engano. Assim se sua DIRPF cair em Malha Fina, bastará a apresentação de tal declaração para que esteja tudo aclarado.

...

marcelo jose de sousa

Marcelo Jose de Sousa

Bronze DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 16 anos Domingo | 22 março 2009 | 20:15

Saulo Heusi

Obrigado pela instrução, o gerente chegou a rir na minha cara dizendo que eu era muito honesto.
Vou providênciar a declaração. O banco pode se recusar a emiti-la? Neste caso devo procurar a justiça civil?

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 11:10

Bom dia Marcelo,

O gerente de seu Banco não poderá negar a referida declaração, mesmo porque o Banco também poderá ser notificado pela Receita Federal a emití-la.

É lamentável que o fato de ter sido honesto tenha sido também motivo de risadas, até porque o que você fez é indubitável motivo de merecidos elogios.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade