x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 538

IR e pensão Alimentícia

JOSIANE

Josiane

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 02:00

Somente o meu salário não me obriga a declarar IR, porém se somado a pensão alimentícia que recebo do pai do meu filho, sim. MInha dúvida é: preciso realmente declarar? O que devo fazer?

JOSIANE

Josiane

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 08:21

Sim Saulo ele possui CPF. Mais só a pensão dele também não dá o valor para declarar.Além disso o valor é pago para mim. Se eu fizer como me sugeriu será que não terei nenhum problema dependendo de como o pai tenha declarado lá a pensão paga?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 13:30

Boa tarde Josiane,

O favorecido (quem tem o direito) de receber a pensão alimentícia judicial é você ou o seu filho?

Se for seu filho e ele não constar como seu dependente não haverá problema algum, logo ele pode (sim) declarar separado.

Se os rendimentos recebido por ele não o obrigam ao pagamento do imposto de renda nos moldes do carnê-leão, ou se ele não está obrigado a declarar porque a pensão não atinge o limite de R$ 28.123,91 por ano, simplesmente o retire de sua declaração e não apresente a dele.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade