x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 634

Financiamento e entrada de imóvel IRPF

Pedro Augusto de Melo Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 11:39

Boa tarde amigos, podem me ajudar por favor?

Ano passado meu cliente comprou uma casa. Entrou com financiamento ele, sua esposa, o irmão dele e a esposa do irmão dele, pois a renda dele e da esposa não eram suficientes para comprar. Porém só quem está pagando o financiamento é o meu cliente. Como fica na declaração do irmão dele, da cunhada e da esposa?
Outro, ponto: A entrada foi o pai dele quem deu. Depositou o valor direto na conta da construtora. Como fica também esse ponto na declaração dele e na declaração do pai dele?

Desde já agradeço muito.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 13:54

Boa tarde Pedro,

1 - Se o imóvel está no nome de seu cliente e o da esposa, para todos os efeitos o imóvel é deles. Neste caso está correto o pagamento ter sido feito só por ele, já que os outros envolvidos serviram apenas para garantia do financiamento.

2 - Se a entrada foi paga pelo pai de seu cliente que depositou o dinheiro diretamente na conta da Construtora para pagar a dívida/entrada que era de seu cliente, o pai deverá fazer uma doação ou declarar um empréstimos a seu cliente. No primeiro caso tem a incidência do ITCMC (imposto estadual) no último caso (empréstimo) não há incidência de imposto algum. Entretanto nos dois casos ambos (seu cliente e o pai dele) devem informar o ocorrido na DIRPF.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 20:17

Boa noite Pedro,

Você postou:

Ano passado meu cliente comprou uma casa. Entrou com financiamento ele, sua esposa, o irmão dele e a esposa do irmão dele, pois a renda dele e da esposa não eram suficientes para comprar.... A entrada foi o pai dele quem deu. Depositou o valor direto na conta da construtora.

Se ele comprou a casa, o pai deu a entrada, o financiamento deve ter sido para quitá-la, entretanto ela não está no nome de seu cliente, então está em nome de quem?

Confesso que não entendi.

...

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 22:38

Perdão, ele se confundiu e eu também. De fato está no nome dele, mesmo ainda financiada.
Desculpe Saulo, mas gostaria de fazer somente mais uma pergunta:
Se eu colocar como empréstimo, algum dia teria que haver a devolução do valor, já que se trataria de um empréstimo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: