Luiz Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)Bom dia!
Abrimos uma empresa no final de 2008 e ainda não houve faturamento. Quero coloca-la no Lucro Real. Como faço para informar isso à Receita Federal?
Obrigado
Luiz Lopes
respostas 5
acessos 12.385
Luiz Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)Bom dia!
Abrimos uma empresa no final de 2008 e ainda não houve faturamento. Quero coloca-la no Lucro Real. Como faço para informar isso à Receita Federal?
Obrigado
Luiz Lopes
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia Luiz, este tema já foi debatido no Fórum, veja um dos tópicos onde foi muito bem respondido pelo Saulo;
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=15728
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Luiz Lopes,
O Lucro Real para algumas empresas é obrigatório e para as outras que não estão obrigadas pela referida tributação pode representar economia de tributos.
A opção pelo lucro real anual, lucro real trimestral ou lucro presumido será manifestado pelo pagamento da 1ª quota de qualquer um dos regimes, mediante DARF, sendo que a legislação não permite mudar a forma de tributação durante o ano-calendário (art.13, Lei 9.718/1998 e art.3, Lei 9430/1996).
Por isso, é de extrema importância fazer uma análise detalhada de qual é a melhor forma de tributação, antes do pagamento da 1ª quota do Imposto, pois se a empresa optou pelo lucro real (anual ou trimestral) não poderá modificar no ano-calendário para o lucro presumido e vice-versa. Lembrando que a opção feita para o Imposto de Renda deve ser a mesma para a Contribuição Social sobre o Lucro.
Vele a pensa lembrar que a opção pelo lucro real pressupõe contabilidade em dia, conciliada e com composição de saldo das contas.
Para optar pelo lucro real a empresa deverá manter sua escrita contábil em dia e conciliada, não basta apenas que a documentação esteja lançada na contabilidade, mas que os saldos das contas contábeis estejam conferidos e conciliados de forma que o setor contábil tenha a composição dos saldos constantes no balanço contábil.
Luiz Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)Wilson Fernando A. Fortunato, a empresa ainda não teve faturamenro, iremos lançar os produtos e iniciar as vendas somente no dia 01 de junho de 2009. Então vamos ver se entendi. Irei informar se vou aderir ao lucro real somente quando efutar o pagamento do DARF em agosto referente ao segundo trimestre?
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Luiz Lopes,
Você quase acertou neste seu entendimento...rrssss
Acontece que, se a empresa optar pelo Imposto de Renda determinado com Base no Lucro Real Trimestral, O imposto de renda devido, apurado trimestralmente, será pago em quota única, até o último dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração, que neste seu exemplo será o último dia útil do mês de julho/2009 (e não de agosto, como você acreditava ser).
Clique aqui para obter mais informações sobre o Lucro Real.
Luiz Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)Obrigado Wilson.
Eu estava preocupado, pois não quando e como informar que quero enquadrar a empresa no lucro real.
Obrigado pela ajuda
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade