Eduardo Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , ArtistaOlá pessoal!
Estou com algumas dúvidas que venho tentando saná-las há algum tempo mas não tenho encontrado um consenso entre alguns contadores aqui da minha cidade.
Eu sou MEI e tenho um comércio de artigos para bicicleta e minhas vendas só acontecem online. Todas as vendas são pagas majoritariamente por cartão de crédito e o restante por boleto bancário. Emito nota fiscal eletrônica em todas as minhas vendas.
Ficarei muito agradecido se puderem me ajudar com as seguintes questões:
1) O limite para um MEI é 5 mil reais por mês ou 60 mil por ano?
2) O governo fica de olho no valor total das notas que emito, no valor das parcelas de cada uma delas ou no valor que entra mensalmente em minha conta bancária?
Exemplo: Digamos que a resposta da primeira pergunta seja 5 mil reais por mês. No mês de março eu emiti R$ 6000 em notas fiscais, porém foram todas vendas parceladas no cartão de crédito. Extrapolei ou não o teto do MEI? Como o fisco interpreta vendas parceladas?
3) Tenho um fornecedor que é pessoa física. É uma costureira que confecciona algumas bolsas de selim aqui pra loja. Como devo proceder neste caso para emitir nota de um produto que supostamente não entrou no sistema aqui? O que devo ter em mãos para comprovar de onde veio caso um dia a receita me exija isso?
Pois bem, pessoal.
Acho que são essas as dúvidas que tem me atormentando por um bom tempo.
Muito obrigado!!!!!!