x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 336

Odilon Metzker

Odilon Metzker

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 15:48

A pessoa recebeu como doação no ano de 2015 de seu pai, 1 casa e terreno; como devo lançar, pois seu pai não declarava o bem devido sua renda ser inferior para declarar. E também o não tem nenhum documento que comprove a doação, o mesmo só tem a escritura.
Alguém pode me ajudar
Obrigado
Odilon

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 21:38

Boa noite Odilon,

Para ter validade deve ser elaborada a Escritura de Doação e esta doação sofre a incidência do ITCMD (imposto estadual). Verifique se este pai tem outros filhos deve a doação deve ter anuência de todos, pois pode ser considerada como adiantamento da legítima.

O filho deverá declarar na linha 10 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".

..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade