x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 18.135

DEFIS - Em qual campo evidencio o lucro líquido?

Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 14:52

1 - Gostaria de saber em qual campo da DEFIS demonstro o resultado após deduzidos os custos e despesas.

2 - Se minha empresa do Simples mantém escrituração contábil, eu evidencio a distribuição de dividendos perante aos sócios no campo RENDIMENTOS ISENTOS PAGOS AO SÓCIO PELA EMPRESA?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 15:54

Boa tarde, isso mesmo, não é demonstrado na declaração o resultado apurado, mas se foi apurado contabilmente lucro e este foi distribuído entre os sócios, deve ser informado nos rendimentos isentos pagos ao sócio, lembrando que posteriormente deverá ser informado na DIRPF, caso ultrapasse os R$ 40.000,00.

Pedro Bastos

Pedro Bastos

há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 16:14

Em relação ao seguinte campo:

"4- Caso a ME/EPP mantenha escrituração contábil e tenha evidenciado lucro superior ao limite de que trata o § 1º do art. 131 da Resolução CGSN nº 94, de 29/11/2011, no período abrangido por esta declaração, informe o valor do lucro contábil apurado (R$)"

Em que situação eu o utilizarei?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 21:26

Boa noite Pedro

O limite em questão é aquele determinado pela aplicação do percentual de presunção de acordo com a atividade da empresa, já diminuído do IRPJ pago durante ao ano. (Consulte o Anexo do Simples em que a empresa se enquadra para determiná-lo.

Se o lucro distribuído for superior ao valor encontrado na forma acima, deve ser informado. Via de regra isto só acontece se a empresa distribui lucros contábeis e não aqueles calculados via percentual de presunção.

...

Pedro Bastos

Pedro Bastos

há 9 anos Sábado | 16 abril 2016 | 16:23

Entendi, Saulo.
Mas mesmo que eu tenha um lucro distribuído superior ao encontrado aplicando a alíquota de presunção, eu só evidenciaria naquele campo caso a empresa utilize o livro caixa, não possuindo uma contabilidade regular, certo?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade