x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.576

Regime caixa x Regime competência (Simples Nacional)

Ana Paula Brito

Ana Paula Brito

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 15:08

Uma empresa em 2015 era optante do Simples Nacional no regime caixa.
Em Nov/2015, troquei sem querer o regime caixa para competência p/ o ano de 2016. (ainda optante do Simples).
Exemplo: No mês de Dez/2015, a empresa emitiu 50 mil (serviços prestados), mas recebeu em dezembro/15 somente os R$ 20 mil.
Foi gerada a guia DAS ref. a Dez/2015, com base no valor recebido de 20 mil.

Minhas duvidas:
1) Foi recebido em Janeiro/16 o valor de 10 mil (ref. a nf emitidas em Dez/15), mas não houve faturamento em janeiro/16. Como gero a guia DAS?
Lanço o valor de R$ 10 mil recebidos como competência em Jan/16?
2) Foi recebido em Fev/16 o valor de 10 mil (ref. a nf emitidas em Dez/15), mas houve faturamento em Fev/2016 no valor de R$ 30.000,00.
como gero a guia? Devo lançar o valor de 40 mil como competência em Fev/16?

Agradeço desde já.

Ana Paula

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 16:02

Boa tarde Ana Paula Brito.

Veja se esta resposta do Portal do SN te ajuda.

7.8. Como deve proceder a ME ou a EPP que durante o ano de 2011 optou pelo regime de caixa e, para o ano de 2012, pretende optar pelo regime de competência?

A receita auferida e ainda não recebida deverá integrar a base de cálculo dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional no mês de dezembro/2011.

Caso a dúvida persista, volte a postar.

Att

Att.

Marcos Braga
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 17:57

Boa tarde

Tenho um cliente que em 2016 era lucro presumido e agora em 2017 optou pelo SIMPLES NACIONAL
Na hora de calcular a DAS de janeiro, o portal pediu que fosse lançado os valores dos faturamentos de 2016 (regime de competência)
Porém no cálculo portal somou o valor total do faturamento 2016 + o de janeiro e com isso o valor ficou altíssimo

Minha dúvida, é correto e necessário lançar valores do ano anterior?
Fiquei muito em dúvida se é obrigatório lançar valores de 2016 ou se posso deixar em branco

Grata
Daniely

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade