André Luiz Simião
Iniciante DIVISÃO 4 , Médico(a)Bom dia amigos,
Trago duas situações que gostaria de uma elucidação e opinião dos senhores (as) .
Situação 1:
Temos uma clínica, somos em 6 sócios médicos, temos CNPJ e trabalhamos no regime de Lucro Presumido. O gasto de manutenção da atividade é rateado entre todos ao final de cada mês, incluindo aluguel, funcionários, contas, manutenções em geral. Parte de nossa prestação de serviço é via PJ mesmo, seja recebendo diretamente do paciente com cartão de crédito, seja via operadoras de saúde que possuem contrato com a nossa PJ.
Porém além do atendimento PJ, alguns médicos prestam atendimento, no mesmo local, para a UNIMED, cujo contrato e pagamento é via PF. A minha grande dúvida é a seguinte:
"Esse gasto rateado por todos mensalmente pode ser lançado em livro caixa para ajuste anual da PF ?"
Situação 2:
Um grupo de 3 médicos se uniram para ratear custos de um consultório. Não possuímos PJ, trabalhamos somente como autônomos, emitindo recibo ou recebendo da UNIMED com PF. Temos gastos com aluguel, contas do consultório, manutenção e duas secretárias. Como ratear o custo mensal de forma justa, para que os 3 médicos se beneficiem da possibilidade de lançar os gastos em conjunto no livro caixa ? Isso é possível ?