x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.726

Venda Imóvel recebido em Herança

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2 , Prestador de Serviço
há 10 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 14:15

Saudações a todos colegas e colaboradores, tenho uma dúvida na seguinte situação e gostaria de vossa ajuda:

Uma pessoa faleceu em 2011 e deixou uma casa passada no espólio por R$ 190.000,00 >>> Desta casa, 50% ficou para o filho na época passada no espólio por R$ 95.00000, e mais 25% para um neto e ainda 25% para outro neto, sendo passada no espólio por R$ 47.500,00 para cada neto.

Esta casa foi vendida em 2015 pelo valor de R$ 600.000,00.

Minha dúvida é: Quanto ao ganho de capital que houve nessa venda, ou seja, valor de R$ 410.000,00. Cada herdeiro deve fazer sua declaração e apurar esse ganho de capital, ou faz-se somente uma declaração?

Considerando que os dois netos, nunca informaram essa casa na declaração.

Obrigado por hora amigos a atenção dispensada!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 14:38

Cada um fara o calculo do ganho da capital, na proporção de seu quinhão, e poderá ou não haver ganho de capital, caso haja cada um pagara o seu, conforme o calculo do próprio programa, entendeu, dividem-se os valores da venda proporcional aos quinhoes recebidos por cada um, clareando mais ainda;

50% de 600.000, = Preço de venda 300,000,00 preço de aquisição 95.000,00

25% 150.000,00 47.500,00

25% 150.000,00 47.500,00

Os dados devem coincidir, nas informações e nas declarações dos três benefiarios, quanto aos que não tinham feito declaração anterior , não tem problema algun, desde que não estavam obrigados a fazerem as mesmas. Se estavam, por motivos < n> e não o fizeram, sera outra historia., Pois se estavam obrigados deveriam ter feito e incluir o quinhão recebido a época.

Sds. Ribeiro

Ajudando uns aos outros, alguém nos reconpensara de alguma forma., por isso sempre ajude ao próximo.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

Prata DIVISÃO 2 , Prestador de Serviço
há 10 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 15:20

Caro Ribeiro, primeiramente agradeço sua prestatividade e também penso igual você quanto a ajudar uns aos outros.

Compreendi perfeitamente seu pensamento/explicação, e tenho a mesma linha de raciocínio, eis que tenho outra dúvida.

O espólio deste bem, saiu em 2011 e os netos declararam imposto de renda, porém não informaram a parte de cada um na casa (25%), você acredita que eles devam retificar as declarações incluindo as partes devidas da casa ? ou simplesmente informam a entrada e a saída na declaração de 2016?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 22:21

Boa noite Alberto,

Devem retificar (se já entregues) ou transmitir (se não o fizeram) as últimas cinco DIRPFs com vistas a incluir tal herança.

Está obrigado a transmissão, inclusive quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto.

...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 08:03

Prezados colegas, como bem disse o Mestre Saulo Heusi, endosso a orientação dele, pois e a correta.

Sds. Ribeiro

Devemos seguir as orientações de nossos bons mestres, e o colega Saulo e um deles.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Angela

Angela

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 14:08

Boa tarde senhores,

Tenho dúvidas quanto ao inventário de meu pai e gostaria de ajuda para esclarecê-las, se possível.

Meu pai faleceu em 2015 e deixou como herança para mim e mais dois irmãos alguns imóveis que ele recebeu como herança dos meus avós.
Estamos em finalização de inventário extrajudicial e faremos a cessão de direito de um destes imóveis.

Dúvidas:

1) Configura-se ganhos de capital uma transação com os seguintes valores?
o valor da avaliação segundo a exatoria: 180.000,
valor real da cessão de direitos (para terceiros): 470.000

2) Se sim, a alíquota é 15% mas sei que existem algumas isenções dependendo da data da aquisição.
Que data devemos considerar tendo em vista que o imóvel do meu pai é fruto de herança dos meus avós?

3) Se tiver que pagar imposto sobre ganhos de capital, qual o prazo para efetuá-lo?

4) E quanto aos demais bens recebidos como herança que não serão vendidos no momento, somos três irmãos proprietários de todos.
Como devo declará-los no meu imposto de renda?
Devo considerar o valor da avaliação da exatoria como valor de cada imóvel?

Ficarei muito grata pelos esclarecimentos.
Obrigada

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies