x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 465

imposto de renda fisica bens e direitos

ailton balbino de lima

Ailton Balbino de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 16:50

Boa tarde pessoal, gostaria de um esclarecimento sobre uma declaração de imposto de renda fisica.

A situação é a seguinte, foi passado para o nome de uma pessoa um imovel no valor de R$ 600.000,00, só que essa pessoa não tem rendimentos que justifique essa compra, embora tenha uma firma aberta em seu nome onde percebe rendimentos mais não o suficiente para adquirir um imovel deste valor. Como ela adquiriu esse imovel então? pode ser a pergunta a ser feita sobre esse questionamento.

O pai dela com seus recursos comprou esse imovel direto no nome dela, ele por questões que eu desconheço não poderia aparecer nessa aquisição, nem tampouco declarar.

A pergunta que faço é, ela corre que tipo de riscos declarando o imovel e também quais os riscos em não declarar.

Me ajudem nesta questão.
Obr
Ailton

Anderson Vicente Possebon

Anderson Vicente Possebon

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 17:16


Nesta situação poderá registrar o bem não como fruto de compra, mas como recebido por doação do pai. Na declaração do pai deverá haver o registro da aquisição do bem, inclusive com rendimento suficiente para esta aquisição, e em seguida a baixa do bem por doação ao filho.

É relevante ressaltar que a doação haverá impostos estaduais. As alíquotas devem ser observadas pois alteram-se de estado para estado. Os impostos serão devidos com base no mês da doação, se não houve seu pagamento na época, agora deverá ser recolhido mediante atualização de multa e juros.

Anderson Vicente Possebon
[email protected]
Instragran anderson.possebon
ailton balbino de lima

Ailton Balbino de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 10:40

Bom dia e Obrigado Anderson Possebon, pelo esclarecimento.

Mais a questão principal é o Pai não poder aparecer(por motivos que desconheço, acredito que deva ter algum problema com a justiça), Toda a transação para a compra do imovel foi feita no nome da filha até o registro do imovel,ele só entrou com o dinheiro(que também desconheço a origem do recurso). A pergunta que faço é, ela corre qual de risco declarando o imovel, e qual risco não declarando, qual a melhor opção neste caso.

Grato
Ailton

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade