x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 398

Imposto de renda setor imobiliário

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 12:06

Caros, boa tarde!
tudo bem?!

Sou proprietário e diretor de uma imobiliária, e tenho uma dúvida referente ao meus corretores.
Em minha imobiliária, os corretores trabalham com o sistema de parceiragem, ou seja, sem nenhum vinculo trabalhista, porém se eles alugam ou vende algum imóvel, ganha comissão sobre.
No caso, eu emito nota fiscal da realização da venda ou da locação, pago a nota, e faço o repasse da parte dos corretores.
Minha dúvida é:

Eu preciso fornecer algum tipo de documento/nota ao meu corretor para que ele faça a declaração do imposto dele?!
Ou até mesmo ele precisa fornecer algum recibo para a minha imobiliária, para que comprove que parte do dinheiro da comissão foi paga á ele?!

Desde já agradeço.

Forte abraço.

Antonio Carlos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 06:35

Bom dia Antonio

Se seus corretores são autônomos, para evitar o vinculo empregatício você deve pagá-los via Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), reter o imposto de renda e as contribuições sociais, conforme legislação vigente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade