x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 424

Imposto de Renda 2016

Paulo Xaud

Paulo Xaud

Iniciante DIVISÃO 1 , Professor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 09:08

Tenho 2 dúvidas quanto ao Imposto de Renda
1- Minha esposa é optante do Simples Nacional,portanto é uma Pessoa Jurídica,devo declarar como cônjuge ? como autônoma ela de certa forma depende em parte da minha renda,seria o caso de colocar como minha dependente ? ou só informar sem o vinculo de dependência ?

2- Tenho um filho fora do casamento o qual colaboro no sustento dele em acordo não judicial,porém não é reconhecido em certidão como meu filho e não tem CPF por morar no interior, enfim, não tem CPF e não é registrado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 19:49

Boa noite Paulo,

1 - O fato de sua esposa tem uma empresa tributada pelo Simples Nacional não a torna pessoa jurídica. Ela (sua esposa) é continuará sendo pessoa física, portanto, se for o caso, estará sujeita a apresentação da DIRPF. Você deve incluí-la em sua DIRPF como sua dependente, entretanto se o fizer deverá incluir também os rendimentos, bens e dívidas dela. Faça uma simulação, se for mais vantajoso para você não declará-la como dependente, não o faça. Ainda assim deve informar que é casado e apor o CPF dela em sua DIRPF.

1 - Se os valores que você repassa a seu filho não forem determinados por decisão judicial, você não pode inclui-los como pensão alimentícia. Logo você não pode deduzir tais valores nem inclui-lo com seu dependente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade