x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 559

DIRPF médico residente com outras fontes de renda

Thiago Sepas

Thiago Sepas

Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 10 anos Sábado | 23 abril 2016 | 17:02

Boa tarde, todos os anos, eu mesmo que faço minha DIRPF sem nenhum problema, mas no momento, estou com uma dúvida/problema e não sei muito bem o que fazer, mesmo depois de pesquisar muito sobre o assunto. Vamos lá.

- Sou médico residente e bolsista com lotação em hospital público do estado - "Rendimentos Isentos"-> "15. Bolsas de estudo e de pesquisa... recebida por médico residente" - Valores conforme informes de rendimento fornecido
- Tenho 2 fontes de rendas distintas provenientes de "Rendimentos Isentos"-> "Lucros e Dividendos”, fruto de 2 contratos sociais distintos - Valores conforme informes de rendimento fornecido
- Tenho 2 outras fontes de rendas que não são declaradas pelo empregador, nem formalizado vínculo empregatício
Na primeira, recebo por quantidade de plantões realizados no mês, ultrapassam 2.000 reais/mês
Na segunda, recebo por quantidade de guias de convênios atendidas no mês, também ultrapassa 2.000 reais/mês. Estas guias são assinadas pelo RT da clínica (outro médico) pelo fato de eu ainda não ter a especialidade concluída na Residência Médica.

Minhas dúvidas giram em torno das duas últimas situações:
- A e-financeira passa a valer a partir de 01/12/15, portanto, os valores acima de 2.000 reais realizados em Dez/15 serão informados automaticamente a Receita Federal?
- O que eu deveria fazer em relação ao valor recebido no mês, sendo que a empresa diz não informar o meu CPF na declaração?
- Na aba, identificação, qual Ocupação Principal eu devo colocar?
11 - Profissional liberal ou autônomo sem vínculo de emprego (especificando médico e CRM)
31 - Membro ou servidor público da administração direta estadual e do DF (especificando médico e CRM)
72 - Bolsista (sem especificar formação, nem CRM)

Espero ter minha dúvida sanada aqui no fórum. Obrigado.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies