x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 848

incidência de ipi

Raphael Inocêncio

Raphael Inocêncio

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sábado | 28 março 2009 | 09:17

Bom dia.

Tenho a seguinte dúvida, temos que exerce a atividade de industria, mais ela comprou um produto para revender e esse produto não sofrerá nenhuma modificação pela parte de nossa empresa, ela irá simplesmente revender. A questão é, na compra desse produto nosso cliente tem direito a credito de IPI? Na venda ele tem o debito de IPI? Independente da resposta, peço que me envie a base legal para que eu possa dar uma analisada.

Agradeço a Atenção.

Raphael Inocêncio

Visitante não registrado

há 13 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 21:56

Prezado Raphael,

Fica difícil lhe dizer qual a fundamentação legal, pelo simples motivo que para responder a sua pergunta é necessário fazer uma interpretação sistemática da legislação, isto é, interpretar diversos dispositivos legais.

Devemos ter em mente, em primeiro lugar, que a natureza de um estabelecimento deve ser interpretada segundo cada operação que realiza. Isto é, um estabelecimento será industrial em virtude da industrialização que realiza, será equiparado segundo a operação que o equipara e será comerciante segundo as revendas que realiza.

No seu caso concreto, embora cadastrada como industria, sua empresa é simples comerciante em relação ao produto que revende, não sendo portanto, contribuinte do IPI. Logo não haverá débito na saaída do produto nem crédito por ocasião da aquisição.

Veja como subsídio os artigos 8º, 9º e 24 do Decreto nº 7.212/10 (RIPI).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade