x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 911

patrimonio acima da renda individual, mas em conformidade co

joao mauricio

Joao Mauricio

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 11:11

bom, dia,

eu e minha esposa declaramos o ir separado., compramos o apartamento e declaramos meio a meio o valor do imovel. A renda da minha esposa nao justifica ela declarar 50% do valor pago pelo imovel ate agora, mas juntando com a minha renda justifica os 100% do imovel. É errado o patrimonio dela crescer mais que sua renda, mesmo que somando com a minha justifque (na outra declaracao, posi declaramos em separado) ?

att

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 13:45

Boa tarde João

Você deve declarar que é casado e apor o CPF de sua mulher. Ela fará a mesma coisa a informará seu CPF. O sistema da Receita Federal irá considerar a soma das variações patrimoniais das duas DIRPFs para verificar se está positiva ou não.

Desde que vocês procedam como afirmei, não haverá problema algum, pois são casados e a variação patrimonial a ser considerada é a de ambos como uma só, pois de fato é.

...

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 13:03

boa tarde .
pesquisei e ainda continuo com dúvidas sobre variação patrimonial descoberta.
uma PF paga todo mês o carnê leão de acordo com a função um valor baixo.
hoje ela tem os valores para declarar no IR ex. de 2017 :
rendimentos:
R$ 8.000,00 de PJ
R$ 94.000,00 de PF ( carne leão)
R$ 102.000,00 no total

pagtos :
R$ 20.000,00 assist. saude
R$ 18.000,00 de escolas.
R$ 50.000,00 despesas no livro caixa.

sobrou R$ 14.000,00 para sobreviver.

nos bens:
em 31/12/15 vl. R$ 850 mil
em 31/12/16 vl. 1.016. mil
aumento de R$ 166 mil
no meu entendimento tem R$ 152 mil a descoberto

alertado que poderá cair em malha, ela diz não entender e recusa a recolher o IR devido, gostaria de informações precisa de quais as penalidades se for pego em malha.
por favor quem tem vivencia no assunto, responda.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies