x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 20.339

Posso compensar multas e juros pago indevidamente?

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 17:17

Olá colegas, boa tarde... gostaria de saber se eu posso compensar na PER/D-COMP valores de multa e juros que foram pagos indevidamente. Uma empresa aqui pagou os impostos normalmente, na data certa, mas depois acabou pagando dinovo os mesmos impostos, mas como ja tinha passado o vencimento, pagou com juros e multa, e como o valor e bem alto para ela, estou tentando compensar. Alguem sabe como fazer isso? Muito Obrigada e até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 17:47

Boa tarde Gisele,

O valor dos juros e da multa pagos sobre impostos e contribuições compõe o total destes e são compensáveis via Per/DComp desde que obedecidas as condições impostas pela Receita Federal.

Para saber mais acerca do assunto, faça o curso sobre Per/DComp disponibilizado pela Receita Federal.

É rápido, elucidativo e de grande proveito.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quarta-Feira | 1 abril 2009 | 09:43

Obrigada Saulo, vou lá no curso e se tiver dúvidas, volto a postar.
Até a próxima...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quarta-Feira | 1 abril 2009 | 16:31

Olá pessoal, boa tarde!
Fiz o curso lá e me surgiu uma dúvida. No caso, estou compensado o IRPJ ref. 3º Trimestre/2008, no valor de 8559,26. Lançando-se os juros selic acumulados, 10,39%, daria o valor de crédito total a ser utilizado de 9737,01.
Se eu lançar juros e multa, como se o pagamento do DARF fosse no dia 1º de Abril, os juros seria de 515,26 e a multa de 1711,85. Logo, total do débito a compensar: 10786,37.

Ou seja, no final das contas, não dá pra compensar integralmente esse valor na DCOMP. Ainda sobraria um troco de débito para ser pago. (10786,37 - 9.737,01 = 1.049,36)

Será que estou certa mesmo ou não entendi bem o curso?

Muito Obrigada e até a próxima.

Editado por Gisele Luiz em 1 de abril de 2009 às 16:33:20

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade