x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.483

Implantação Do Setor Fiscal

Leandro Almeida

Leandro Almeida

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 11:01

Bom dia

Fui contratado por uma indústria de pequeno porte, mas que é conceituada no mercado.
Trabalho a aproximadamente 14 anos nas áreas Fiscal/Faturamento/Financeiro.
A empresa não possui área fiscal e fui contratado para implantação da mesma, com isso preciso acertar as regras (Processedimentos a serem adotados), parametrizar o sistema que a empresa contratou e tudo referente a área.

Por não ter experiência em uma implantação de setor, pergunto:
1) Quais as pesquisas que devo fazer?
2) Quais cuidados devo tomar?
3) Quais os principais pontos que devo me atentar?
4) Qual direção devo dar a empresa?

Agradeço desde já a atenção.

Leandro Almeida

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 9 maio 2016 | 09:51

Bom dia Leandro Almeida

1) Quais as pesquisas que devo fazer?


R = Se você der uma procurada na Internet, vai encontrar muitas matérias sobre o tema, principalmente sobre como funciona a Rotina de um departamento fiscal. Você não conhece nenhum professor, contador, colega que trabalhe ou tenha um Escritório de Contabilidade para que você possa ver na prática? Seria fundamental esse seu "intercambio".

2) Quais cuidados devo tomar?


R = Cuidados e responsabilidades são essenciais nessa profissão. Por isso, em primeiro lugar deve-se escolher um profissional dedicado e atualizado, pois é comum encontrarmos pessoas que já trabalharam na área, mas que possuem pouco conhecimento e que não estão atualizados. Neste tempo de crise, você até consegue encontrar no mercado bons profissionais, mas os melhores hoje estão empregados.
Deve tomar cuidado também com ferramentas de Auditoria, de Consultoria e Software de Gestão Contábil, pois quando falamos de Escrituração Fiscal, é impossível não pensarmos em SPED. Por isso, o setor de tecnologia hoje está totalmente atrelado a nossa profissão, tanto no quesito de informação, quanto na preocupação de que tipo de máquina o usuário responsável por apurações e entrega de informações ao Fisco terá a sua disposição.

3) Quais os principais pontos que devo me atentar?


R = Como eu disse anteriormente, basicamente os pontos iniciais estão ligados ao: tipo de profissional, ferramentas de apoio e a tecnologia que você irá dispor.

4) Qual direção devo dar a empresa?


R = Em primeiro lugar, a Empresa precisa de um profissional no setor. Falo de um profissional mesmo, e não em um "lançador ou emissor de notas". Estude sobre o SPED, monte uma apresentação mediante a resultados divulgados (pode ser de internet), e tente convencê-los da importância.

Um abraço.

Profissional Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
YouTube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/ Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565 Telegram: https://t.me/+5518997076565
Comunidade no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EL20RNhpCwNE87mRGthQvE
PRECISA DE APOIO? FIQUE A VONTADE EM ENTRAR EM CONTATO COMIGO!
Leandro Almeida

Leandro Almeida

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 9 maio 2016 | 15:01

Boa tarde
Adilson Castro,

Muito obrigado pela sua resposta, achei muito válida.
Sou um profissional que procuro me atualizar frequentemente, mas minha experiência até o momento foi somente com a Emissão de Notas, Lançamento de Notas de compra no sistema, Apuração dos Impostos (IR/PIS/COFINS/CSLL), sei como funciona a rotina de um setor fiscal. Mas
não tenho experiência de implantar um setor fiscal.
Hoje como consulta tenho os Sites Gratuitos, alguns amigos que trabalhando na área, e também a contabilidade da empresa que é externa. Mas alguns comentários que ouvi referente a contabilidade, é que demoram para detectar os erros que ocorrem na rotina do trabalho.
Fiz uma pesquisa básica em cima das emissões das Notas e detectei alguns erros que a contabilidade deveria informar a empresa, mas que até o momento não informaram, esses erros só foram discutidos, devido eu ter entrado em contato com eles e questioná-los.
Essa semana irá fazer 01 mês que estou na empresa, com esse tempo consegui identificar alguns erros que poderiam ser solucionados para que não ocorresse mais, mas isso não foi feito.
Fui contratado para que determinados erros não ocorram, para que a emissão e o laçamento de Notas seja feito corretamente. Com isso alguns pontos que eu vejo como necessários terão que ser implantados.
Tive uma reunião com a contabilidade hoje (09/05/2016), onde me informaram que o lançamento das Notas que enviamos semanalmente, são feitas entre a ultima semana e a primeira semana de cada mês. Será que esse prazo não é longo, para detectar um erro que ocorreu? Por se tratar de uma contabilidade externa, o prazo seria esse mesmo?

Att,

Leandro Almeida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade