Bom dia Leandro Almeida
1) Quais as pesquisas que devo fazer?
R = Se você der uma procurada na Internet, vai encontrar muitas matérias sobre o tema, principalmente sobre como funciona a Rotina de um departamento fiscal. Você não conhece nenhum professor,
contador, colega que trabalhe ou tenha um Escritório de
Contabilidade para que você possa ver na prática? Seria fundamental esse seu "intercambio".
2) Quais cuidados devo tomar?
R = Cuidados e responsabilidades são essenciais nessa profissão. Por isso, em primeiro lugar deve-se escolher um profissional dedicado e atualizado, pois é comum encontrarmos pessoas que já trabalharam na área, mas que possuem pouco conhecimento e que não estão atualizados. Neste tempo de crise, você até consegue encontrar no mercado bons profissionais, mas os melhores hoje estão empregados.
Deve tomar cuidado também com ferramentas de Auditoria, de Consultoria e Software de Gestão Contábil, pois quando falamos de Escrituração Fiscal, é impossível não pensarmos em
SPED. Por isso, o setor de tecnologia hoje está totalmente atrelado a nossa profissão, tanto no quesito de informação, quanto na preocupação de que tipo de máquina o usuário responsável por apurações e entrega de informações ao Fisco terá a sua disposição.
3) Quais os principais pontos que devo me atentar?
R = Como eu disse anteriormente, basicamente os pontos iniciais estão ligados ao: tipo de profissional, ferramentas de apoio e a tecnologia que você irá dispor.
4) Qual direção devo dar a empresa?
R = Em primeiro lugar, a Empresa precisa de um profissional no setor. Falo de um profissional mesmo, e não em um "lançador ou emissor de notas". Estude sobre o SPED, monte uma apresentação mediante a resultados divulgados (pode ser de internet), e tente convencê-los da importância.
Um abraço.