x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.470

Irpf 2009 (duvidas)

Cynthia

Cynthia

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 10:23

Olá!!! Gostaria de tirar uma duvida.. Tenho um cliente, o qual estou fazendo a declaraçao pessoa fisica... Ele comprou uma gleba de terra no valor de R$ 61.672,00 no qual é ele e um irmao.. 50% para cada... E no ITR diz que :
Valor total do imovel é 50.000,00
Valor das Benfeitorias R$ 12.000,00
Valor das Culturas, Pastagens Cultivadas e Melhoradas e florestas Plantadas R$ 10.000,00
Valor da terra nua R$ 28.000,00

Como que eu vou lançar isso da DIRPF???? Lanço no bens que ele possui 50% de uma gleba de terra adquirida em 99/99/9999 de fulana de tal, cpf no valor de R$ 30.836,00...
E eu tenhu que lançar outro campo???
Me ajudeeeee....
Obrigada!!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 11:48

Bom dia Cynthia,

Na ficha "Declaração de Bens e Direitos" com código 14 (Terra Nua) informe:

Campo "Situação em 31/12/2007" - Deixe em Branco

Campo "Situação em 31/12/2008" - Informe R$ 50.000,00

Campo "Discriminação" - informe o Valor da Terra Nua (VTN), apurado no Documento de Informação e Apuração do ITR (Diat) da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2008, além dos dados do imóvel e do alienante e o valor das benfeitorias, culturas, pastagens cultivadas e etc.

Nota
O valor correspondente às benfeitorias pode integrar o custo de aquisição do imóvel rural, no caso de contribuinte que não exerça atividade rural.

Caso o contribuinte exerça atividade rural e tenha deduzido as benfeitorias como despesa de custeio na apuração do resultado da atividade rural, informe neste quadro apenas os dados relativos à terra nua, relacionando os bens e benfeitorias a ela referentes no Demonstrativo da Atividade Rural.

É o que se lê no Menu Ajuda do programa acerca do assunto.

...

Cynthia

Cynthia

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 15:53

Olá Saulo! Agradeço a atençao.. So tem um problema.. a escritura da fazenda esta no valor de 61.672,00 total (sendo 50% p/ cada um dos proprietarios) e valor total do imovel no ITR tá R$ 50.000,00 (sendo 12 de benfeitorias, 10 de culturas e 28 de terra nua)... Como devo lançar? pelo valor da escritura ou valor do itr???

Obs: ele nao tem atividade rural ainda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 21:14

Boa noite Cynthia,

Se há o exercício das atividades rurais, informe para cada contribuinte a fração ideal que lhe cabe (50%). Neste caso o valor deverá ser exatamente o que já foi informado para Receita Federal através do DITR. (R$ 25.000,00 para cada um)

Se os contribuinte não exerceram atividades rurais o valor referente às benfeitorias deve integrar o custo de aquisição do imóvel (R$ 30.836,00 para cada um)

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade