César
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadePessoal, bom dia!
Estou recebendo alguns questionamentos de alguns funcionários dizendo que está aparecendo no site da Receita, no E-CAC, no extrato de processamento da DIRPJ 2016, uma informação de uma "Possível inconsistência nos valores de imposto de renda retido na fonte".
Entretanto, ao consultar o informe de rendimento passado para o funcionário, e os valores que ele informou na declaração de ajuste, ambos estão corretos. Ou seja, não existe inconsistência.
Mas, a título de informação, tenho 3 situações que devem ser consideradas:
1 – A tabela do IR que foi reajustada no mês de abril/2015 não foi atualizada no meu sistema. Ou seja, o desconto ficou incorreto a partir desse mês.
2 – Existem algumas DARFs referente a esses impostos que não foram recolhidas, e estão sendo objeto de parcelamento, apesar de ter sido declaradas corretamente na DCTF.
3 – Fizemos um breve levantamento e percebemos que as pessoas que tem salário mais altos estão dando problema, e as que tem salário mais baixo, mas que são obrigadas a declarar, não estão dando problema. Pode ser uma mera coincidência, mas isso aconteceu.
Com base nessas três informações, fica difícil concluir qualquer coisa.
Teoricamente não é o reajuste da tabela, porque senão ia ter dado problema pra todo mundo.
Teoricamente não é a falta de pagamento da DARF, porque senão teria dado problema pra todo mundo.
E por mais que fosse problema na retenção do imposto a título de valor ou pagamento, a declaração de imposto de renda é uma declaração de ajuste, ou seja, ela me informa se tenho que pagar ou receber a diferença do ajuste.
Alguém sabe me orientar? Alguém já passou por algo parecido?
Obrigado,