Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 608

Dúvida sobre Tributação na Fabricação/Distribuição de Biscoi

Rafael Gomes

Rafael Gomes

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Marketing
há 9 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 19:49

Boa noite!

Antes de tudo, minha dúvida envolve mais de um tema principal então fiquei na dúvida quanto a melhor sala a direcionar a questão, a que peço desculpas aos administradores caso tenha errado a escolha.

Sou estudante universitário e estou fazendo um trabalho sobre o lançamento de um produto novo no mercado. Entretanto, uma das partes deste trabalho envolve o cálculo de preços e custos do produto e para isso eu devo calcular os impostos envolvidos em toda a operação até que o produto chegue na mão do consumidor final.

Meu produto é um biscoito salgado integral, que será fabricado e distribuído apenas no Estado de São Paulo. Pelo que pesquisei o NCM para esta categoria de produto é NCM 1905.90.20 – posso estar enganado, e li também que há tanto impostos federais quanto estaduais.

Eu sou bem leigo no assunto, não sou estudante de contabilidade e apesar de reconhecer a necessidade de uma consultoria com um contador eu não tenho recursos para arcar com uma consultoria paga e por isso estou recorrendo a vocês.

Se puderem me ajudar, o que eu preciso é saber o que devo considerar, calcular e como faço esse calculo de impostos para:
- a produção de biscoitos salgados integrais
- a distribuição/comercialização do produto da seguinte maneira:
-da fábrica para>
>distribuidor. Do distribuidor para>
>atacadista (por exemplo, Macro e Assai). Do atacadista para>
>canal varejo autosserviços (por exemplo, Pão de Açúcar).

e se fosse da seguinte maneira:
-da fábrica para>
>canal varejo especializado (por exemplo, Mundo Verde).

Imaginando que estou no papel do fabricante dos biscoitos salgados integrais, e que tanto irei produzir quanto vender (distribuir/comercializar) no Estado de São Paulo apenas. Como disse sou leigo e posso estar esquecendo algum detalhe importante, mas só deixando claro que precisava entender todo o processo de tributação da fabricação até a venda para o consumidor final, mencionando o que cada membro da cadeia de distribuição é responsável por recolher os impostos.

Muito obrigado pela atenção e ajuda!

Abraço a todos!

Rafael Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade