João Paulo Medeiros
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa tarde a todos e parabéns ao Portal Contábeis
já li muita coisa interessante aqui.
tenho algumas duvidas e se alguem puder responde-las ficarei muito agradecido
1) Comecei a trabalhar em um novo emprego e para minha surpresa, o meu novo chefe disse que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido tem que fazer encerramentos trimestrais. Queria saber se isso é verdade, já que nunca tinha feito isso nos anos que já trabalho na área contábil. Até mesmo porque o encerramento da contabilidade trimestralmente não influenciaria em nd o valor do IRPJ e CSLL com base no Lucro Presumido.
2) Ele também me disse que não poderia fazer a compensação na contabilidade dos impostos federais a recuperar (Pis/Cofins Não Cumulativos) ou retidos na fonte dentro do próprio mês. E sim que só poderia fazer a compensação no dia do pagamento ou vencimento. Darei um exemplo para ficar mais claro:
No mês de março/2009, uma empresa teve um Pis devido de R$ 1.000,00 sendo que ela teve R$ 300,00 de Pis retido na fonte e vai se compensar. Não resta duvidas que o pagamento do DARF vai ser de R$ 700,00 em abril, então a compensação efetiva ocorrerá só no mês seguinte, mas para efeito de escrita contábil eu posso fazer os lançamentos de compensação dos R$ 300,00 dentro do próprio mês (31/03/2009) ou só no mês de seguinte na data do pagamento? Eu sempre apurei tudo dentro do mesmo mês, de modo que o saldo na contabilidade (Pis a Recolher) ficasse igual ao valor do DARF de Pis. Meu chefe disse que isto está errado, porém não me deu um fundamento legal. Gostaria de saber se alguém tem como me dizer onde encontro isso na Legislação. Acredito que da forma que eu sempre fiz seja mais correto e organizado já que nas próprias declarações federais (como a DACON) a apuração e a compensação dos créditos a compensar é feita dentro do próprio mês.
3) Tenho outra dúvida: é correto lançar retiradas dos sócios durante o exercício na conta do Ativo "Lucros Distribuídos Antecipadamente"?. Sei que isso é muito comum em contabilidade, mas não sei se pode acarretar algum tipo de problema para empresa, já que ainda não existe uma Demonstração de Resultado que comprove esse lucro. Muita gente faz, mas já ouvi contadores dizendo que não é certo. Alguém sabe responder?
obrigado e novamente parabéns pelo portal
Ivan