x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 3.242

compensação de irrf

marilza aparecida bandeira

Marilza Aparecida Bandeira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 08:43

Bom dia, alguém pode me informar se houve alguma alteração na legislação sobre compensação do IRRF - ex. emperesa prestadora de serv. retém 1,5% na nf dos serv. e quando do pagamento do IR trimestral devido - abate os valores retidos, continua assim ou alterou???

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 09:41

Bom dia Marilza,

Não houve qualquer alteração na legislação que regulamenta o assunto.

Vale dizer que o imposto de renda retido na fonte continua sendo considerado adiantamento do devido no mês ou trimestre, ou seja, deverá ser diminuído deste.

...

Roberto Nobre

Roberto Nobre

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 12:04

Olá Saulo, boa tarde. Com relação a esse assunto se puder me ajudar nessa questão:

Tenho uma empresa no lucro real estimativa mensal que vem dando prejuizo desde o ano passado mas nas notas emitidas, tem a retenção de IR.

Agora nesse mês a empresa deu lucro.

Minha pergunta:

Posso usar esses IRRF que foram retidos anteriormente para abater no IRPJ e CSLL pagar nesse mês? tanto do ano anterior como no desse ano? Como posso fazer isso?

Tem também a questão de 30% do prejuizo que também posso compensar limitado ao lucro até esse mês. Posso compensar direto ou preciso fazer perdcomp?

Muito obrigado pela ajuda.

Abs

Nobre Assessoria Empresarial

nobremais.com.br
[email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 18:00

Boa tarde Roberto,

Se você mantém créditos de IRPJ e CSLL decorrentes de retenções na fonte, tem o direito de compensá-los a qualquer tempo em meses ou anos posteriores a retenção desde que respeitado o prazo máximo de cinco anos.

A compensação/absorção do prejuizo acumulado deve ser feita sem o uso do Per/DComp. Lembre-se apenas de anotá-la no LALUR (futuro e-LALUR). Naturalmente tais demonstrações devem constar da ECD e do FCont.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade