x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.283

ISS fixo ou Simples

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 18:09

Olá pessoal,

Tenho um consultório médico e estou na dúvida se opto pelo ISS fixo ou migro para o Simples Nacional (atualmente Lucro Presumido).

A idéia inicial de mudar para Simples é devido ao fato de que vou incluir 2 funcionários na empresa.
Sem os funcionários vale mais a pena o Lucro Presumido, mas com os funcionários economizo no Simples, certo?

Porém, fiquei sabendo que ao optar pelo Simples não posso me enquadrar no ISS fixo aqui em Curitiba.

Sendo assim, não sei o que fazer...
Entro no Simples ou fico no Lucro presumido com ISS fixo?

PS: venho pagando cerca de R$ 1,200 de ISS por mês. Funcionários recebem cerca de R$ 1.500 "limpos".

Valdir S. Luz

Valdir S. Luz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 15:40

Boa tarde Henrique,

Sugiro você procurar o seu contador e solicite ao mesmo fazer uma análise de quantos pagou de impostos federais nos últimos 12 meses e quanto pagaria para o mesmo faturamento no simples nacional considerando o mesmo período.

Isso porque atualmente, acredito, você paga efetivamente 11,33% sobre o faturamento, mudando para o Simples Nacional começará a pagar 16,93% sobre o faturamento até R$ 180.000,00.

Esta análise tem que ser feito juntamente com a folha de pagamento, para tomada de decisão de mudança do Lucro Presumido.
Quanto maior a folha, em valor falando, mais vantajoso se torna a migração para o simples.
As vezes, após análise, nem sempre vale a pena alterar o regime tributário.

Mudando para o Simples o ISS fixo é alterado porque o mesmo estará incluso dentro da guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Sucintamente o que é o simples Nacional:
Simples Nacional consiste em um sistema de tributação diferenciado, simplificado e favorecido, que consolida, em UM UNICO recolhimento (a guia DAS), diversos tributos federais (IRPJ, CSL, PIS, COFINS, IPI e contribuição previdenciária patronal), estaduais (ICMS) e municipais (ISS).

O seu contador com certeza poderá analisar se há vantagem econômica para sua empresa alterar o regime tributário e juntos tomarem a decisão mais acertada.

Boa sorte.
Valdir Luz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade