x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 571

Existem regras p/IRPF ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 18:20

boa tarde a todos

A pergunta que eu faço é : se uma pessoa comprar uma casa (somente uma casa ) ela não possui nenhuma, acabou de comprar uma unica casa, na declaração que ela fizer, ela ira colocar a compra da casa , essa pessoa ira pagar IR sobre essa valor (compra da casa). eu ouvi dizer que qdo. uma pessoa compra uma casa (uma unica) ela não paga IR é verdade isso?
alguem pode me dizer de maneira bem clara se existe uma regra referente a isso ?
muito grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 18:41

Boa noite Natalicio,

Esta pessoa (ou outra qualquer) pode comprar quantas casas quizer sem ter que (por isto) pagar imposto de renda. Isto porque o imposto de renda incide sobre os ganhos, não sobre os gastos.

Vale dizer que (salvo as exceções constantes em lei) o imposto de renda incide sobre a venda de bens quando houver lucro na transação, não sobre a compra propriamente dita.

A única "preocupação" que deve ter esta pessoa é a de comprovar a origem do dinheiro que permitiu a compra da casa. Se ela pode provar que ganhou o bastante para adquirir esta casa, ou que fez empréstimos ou financiamentos para isto, não pagará imposto.

...

Editado por Saulo Heusi em 14 de abril de 2009 às 18:46:20

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade