x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 34.132

Irpj e Csll apuração e códigos de receitas

HUGO LEONARDO

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 16:24

Prezados colegas,
Boa tarde.

Tenho um cliente enquadrado na modalidade lucro presumido com a apuração trimestral do Irpj código 2089 e a Csll código 2372.

Pergunto:

a) Meu cliente pode estar emitindo as guias de Irpj cód. 2089 e Csll cód. 2372 mensalmente, mas com as informações do período de apuração e do vencimento correspondentes ao trimestre e está recolhendo mensalmente os impostos?
b) Existe alguma penalidade para a empresa enquadrada no lucro presumido que apura o Irpj cód. 2089 e a Csll cód. 2372 por trimestre, estar apurando e emitindo as guias mensalmente através dos códigos acima?
c) Quais são os códigos de apuração Irpj e Csll para a empresa que é tributada no lucro presumido mensal, lucro presumido trimestral, lucro real mensal, lucro real anual e lucro real trimestral e a especificação de cada um?

Atenciosamente,


Hugo Leonardo

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
[email protected]
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 16:54

Boa tarde Hugo,


Nada impede que sua empresa antecipe o pagamento dos impostos, porem, no momento de preencher os DARF´s, apor em cada pagamento o período de apuração e vencimentos referente ao trimestre.

Exemplo:

3º Trimestre/2016

Vencimento em 30/09/2016.

Caso queira antecipar pagamento em Julho e Agosto/2016, período de apuração sera 30/09/2016, vencimento em 31/10/2016 em todos os pagamentos.

Outra questão é no momento de preencher os pagamentos na DCTF, deve informar o débito pelo total devido no trimestre e vincular todos os pagamentos efetuados referente a este período de apuração.

Os códigos de receita são os mesmos, 2089 e 2372 , IRPJ e CSLL, respectivamente.

Para ver mais códigos de pagamento, clique aqui

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade