Caique Monteiro Araujo
Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioOlá caros amigos do fórum!
Muito pesquisei e não pude encontrar uma resposta específica para minha situação, mas acredito que vocês possam me ajudar.
Atualmente possuo uma conta, como pessoa física, no Mercado Bitcoin, empresa jurídica, para compra e venda da moeda Bitcoin. Recentemente, no último mês de maio, adquiri um montante de R$ 750,00 em Bitcoin. Com o valor já convertido para a moeda Bitcoin, apliquei todo o montante em uma mineradora de Bitcoins na nuvem.
Na mineradora, eles coletam o valor em Bitcoin investido na aquisição de aparelhos, baseado na velocidade em que eles operam, para começar a minerar o Bitcoin para minha conta na mineradora. Dessa forma, diariamente, com base no que está investido, ganho o valor proporcional da mineração em Bitcoin. Atualmente, já possuo capacidade para minerar 0,037 Bitcoins por semana.
Ao invés de retirar esse valor acumulado durante uma semana dentro da mineradora, eu reaplico o mesmo dentro da plataforma todos os Bitcoins acumulados, fazendo com que eu aumente a capacidade de mineração constantemente enquanto eu tiver reinvestindo. Seguindo a proporção, daqui um tempo terei um montante interessante para começar efetuar as retiradas.
Uma retirada acontece da seguinte forma:
1. O valor, em Bitcoin, disponível na mineradora é transferido para minha carteira no Mercado Bitcoins;
2. Com saldo em Bitcoins disponível na minha carteira do Mercado Bitcoin, realizo a venda dos Bitcoins, recebendo o valor correspondente a cotação no momento da retirada em reais.
Pelas projeções a expectativa é que, chegando ao final do ano, será possível minerar de R$ 2000,00 a R$ 4000,00 por mês que irão variar conforme a cotação do Bitcoin na época. Independente do investimento de risco, da oscilação da moeda Bitcoin e qualquer outro tipo de influência que altere esses valores a serem recebidos, o que quero saber é como acontece a declaração, no imposto de renda, dessa mineração?
Esse procedimento é legal? A venda de Bitcoins fere alguma lei? Há problemas nos procedimentos descritos acima que comecei a realizar? Como não terei Bitcoins na carteira, pois irei vendê-los assim que minerar a quantia ideal, tenho que declarar a venda e o recebimento por isso de que forma? São tantas dúvidas e vejo poucas pessoas discutindo sobre isso.
Agradeço desde já a todos que puderem me auxiliar e a todos que deram atenção a postagem. Fico no aguardo!
Att,
Caique