x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.735

Certificado Digital - Procuração

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 09:54

Pessoal

Vamos supor que um determinada pessoa física/jurídica tenha certificado digital e faça uma procuração pela E-CAC para um terceiro, citando o seu CPF.
No entanto esse procurador ainda não possui o certificado digital para usufruir destes poderes. Se ele fizer o certificado após a outorga dos poderes, terá algum problema para acessar os serviços do outorgante?

ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 14:07

Olá Anderson Silva Mazzitelli

Não tera nenhum problema, pois vc vai poder usar os 2 certificados (o dele e o seu) para visualizar os serviços.
tenho uma empresa de lucro real q tem a obrigação de ter o certificado e tenho o meu e uso qualquer um dos 2 para os serviços da receita por exemplo.

Se não quiser ele tera q cancelar a procuração junto a receita federal.

Att
André Fabrício

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 14:41

Obrigado Andre

Mas vamos supor que o outorgante outorgue poderes por 5 anos pelo e-cac, mas o certificado dele dure somente 1 ano. A procuração eletrônica perderá efeitos?

ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

há 16 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 15:42

Olá Anderson Silva Mazzitelli

A procuração eletronica só é valida no maximo por 2 anos de acordo com a receita federal.

RUBENS PEREIRA

Rubens Pereira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 14:09

A procuração eletrônica deverá ser feita em duas vias para a entrega na Receita Federal? e em caso afirmativo, as duas deverão ter firma reconhecida

RUBENS PEREIRA DA SILVA FILHO - Contador
ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 16:23

Olá Rubens Pereira,

A procuração é somente uma via, mas a firma deve ser reconhecida pelo dono da assinatura e nunca por um terceiro ou a receita não aceita....pois no selo do cartório deve conter a informação que a assinatura é verdadeira e não semelhante....ok

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 20:45

Boa noite Rubens,

A quantidade exigida de vias da Procuração Eletrônica, depende unicamente do pessoal do CAC da Secretaria da Receita Federal de sua Região Fiscal.

A de Teresina/PI segundo o Andre, exige apenas uma. Já a de Itajai/SC exige duas e não aceita que seja apresentada um única via, pois apõe o carimbo de recepção na segunda via.

Face ao exposto, com vistas a evitar transtornos, busque esta resposta diretamente junto ao pessoal da Secretaria onde você entregará as Procurações.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade