x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.123

Adiantamento na prestação de serviço - documento hábil para

Rosangela de Ávila Vieira

Rosangela de Ávila Vieira

Iniciante DIVISÃO 1 , Professor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 junho 2016 | 14:09

Prezados,

Solicito ajuda para esclarecer a seguinte situação:

Um órgão do governo federal pagará, no mês de julho, um valor em dinheiro, a um fornecedor, empresa privada, como ADIANTAMENTO de uma parcela contratual relativa à PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS que ocorrerá em setembro.

Perguntas:

1) no momento do pagamento do adiantamento (julho), qual o documento hábil que a empresa prestadora do serviço deverá fornecer ao órgão público, tendo em vista que não estará prestando o serviço naquele mês e, por essa razão, não estará cumprindo o fato gerador para a emissão da Nota Fiscal de serviços?

Entendo que se a Nota Fiscal de serviços deve ser emitida apenas quando da prestação do serviço (fato gerador - competência - setembro), não SERIA correto emiti-la no momento do adiantamento (julho), pois este último representa, apenas, uma transação financeira, correto?

2) Para o órgão público, é correto receber um Recibo no momento do adiantamento (julho) e a Nota Fiscal, apenas quando do efetivo recebimento do serviço prestado e baixa do adiantamento?

3) Em que momento ocorrerá a dedução do IRRF, quando do adiantamento ou quando da prestação do serviço?

Obrigada

Rosangela

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade