Lucas Aquino
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidaderespostas 8
acessos 2.125
Lucas Aquino
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a) Lucas Aquino,
Bom dia!
O simples fato da empresa ser optante pelo Simples Nacional, independentemente da mesma estar ou não inativa, já a dispensa da entrega da DCTF Mensal.
Isto porque, de acordo com a IN RFB nº 1.599/2015, "Art. 3º Estão dispensadas da apresentação da DCTF: I - as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) enquadradas no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, relativamente aos períodos abrangidos por esse regime, observado o disposto no inciso I do § 2º deste artigo;".
As empresas do Simples Nacional somente entregarão a DCTF Mensal quando sujeitas ao recolhimento da CPRB - Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta:
Art. 3º (...) § 2º Não estão dispensadas da apresentação da DCTF:
I - as ME e as EPP enquadradas no Simples Nacional que estejam sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) nos termos dos incisos IV e VII do caput do art. 7º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, as quais deverão informar na DCTF os valores relativos: (Redação dada pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1646, de 30 de maio de 2016)
a) à referida CPRB; e (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1646, de 30 de maio de 2016)
b) aos impostos e contribuições, devidos na qualidade de contribuinte ou responsável, de que tratam os incisos I, V, VI, XI e XII do § 1º do art. 13 da Lei Complementar nº 123, de 2006; (Incluído(a) pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1646, de 30 de maio de 2016)
Lucas Aquino
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde, Wilson.
Muito obrigado.
Alexandra Machado
Bronze DIVISÃO 2 , Analista FiscalBom dia,
alguém conseguiu baixar a nova versão DCTF para as inativas 2016? Pois a receita federal informou que lançou a nova versão que elimina as multas no envio, mas não encontro esta nova versão, até mesmo no informativo da receita não falaram qual versão.
Adriana Fernandes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá Alexandra
eu também não encontrei a nova versão para baixar.
Apesar de estar divulgado no site da receita.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a) Alexandra Machado,
Bom dia!
Esta sua dúvida já foi respondida neste tópico:
Leandro Cesar Lorençato
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeDulce W Schwanz
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia,
Leandro, conseguiu?
Eu fiz cópia de segurança e baixei a versão novamente, agora está passando sem certificado...
Daniela Zicardi
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBoa Tarde,
Pessoal eu fiz a cópia de segurança e baixei a versão novamente, e está pedindo o certificado digital na hora de transmitir.
Mais alguém está com o mesmo problema.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade