x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 20.174

Lucro Presumido tem direito a crédito de IPI

Rafael Peixoto Cintra

Rafael Peixoto Cintra

Iniciante DIVISÃO 4 , Diretor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 julho 2016 | 18:56

Boa noite!!

Pessoal estou precisando de ajuda.

Sou importador de peças para moto e minha empresa está no regime tributário lucro presumido.
Preciso saber se tenho direito a crédito do IPI que pago na importação.
Por exemplo:
Quando importo pago R$ 19.000,00 de IPI, tenho direito a este crédito na venda?

Se alguém puder me ajudar rápido.

Obrigado

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 julho 2016 | 19:58

Boa Noite
Rafael

É permitido os créditos decorrentes da importação, desde que a empresa comercialize ou industrialize o bem e tenha saída tributada com IPI, bem assim, exista previsão para manutenção do crédito (art.164, V do RIPI/2002).

Tem direito ao crédito inclusive para compensar os tributos federais de PIS e COFINS.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 4 julho 2016 | 20:50

Apenas para completar a informação do Marcos.

Se vc importa e revende, faz o crédito e destaca o débito na saída.

Se vc industrializa e vende também faz o crédito e o débito será de acordo com o produto produzido.

Daí, apenas na industrialização, se resultar saldo credor, vc poderá compensar com outros tributos federais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade