FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 2
acessos 1.983
Impostos na venda de imóveis
Rafael Orengo Loeblein
Iniciante DIVISÃO 2 , Designer
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 09:12
Bom dia amigos!
Estou pensando em me tornar um construtor, fazer casas para venda. Pretendo vender minha casa para investir nesse ramo. Gostaria de saber se vale a pena abrir uma construtora ou se é melhor construir e vender como pessoa física? Quero começar pequeno. Com a venda da minha casa irei ter R$200.000. Desses, R$130.000 será para aquisição de terreno e construção da casa para venda. R$35.000 será usado para abrir uma Micro empresa individual, aquisição de máquina e equipamentos ( minha esposa quer abrir uma) e o restante será para pagar dívidas e ter um capital de giro para a empresa. Um amigo meu me informou que se eu vender uma casa e reinvestir em novos empreendimentos em menos de 6 meses não pagaria os 15% de IR. Isso procede? Caso em invista parte do dinheiro na abertura de uma Micro empresa individual, irei pagar esses 15% tbm? Se uma parte do dinheiro obtido com a venda eu não investir, irei pagar impostos? Como funciona os impostos para construção civil? Caso eu abra uma construtora, não pretendo ter funcionários, quero terceirizar os mesmos.
Desde já, obrigado.
Zenaide Andrioli Brandão
Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 8 anos Sábado | 9 julho 2016 | 20:42
Vc tem mesmo muitas dúvidas! Vou ajuda-lo no q possível.
"Estou pensando em me tornar um construtor, fazer casas para venda. Pretendo vender minha casa para investir nesse ramo. Gostaria de saber se vale a pena abrir uma construtora ou se é melhor construir e vender como pessoa física?
R- Se vc fai fazer poucas operações anuais é melhor ficar como pessoa física.
Quero começar pequeno. Com a venda da minha casa irei ter R$200.000. Desses, R$130.000 será para aquisição de terreno e construção da casa para venda. R$35.000 será usado para abrir uma Micro empresa individual, aquisição de máquina e equipamentos ( minha esposa quer abrir uma) e o restante será para pagar dívidas e ter um capital de giro para a empresa.
R- Até aí tudo bem.
Um amigo meu me informou que se eu vender uma casa e reinvestir em novos empreendimentos em menos de 6 meses não pagaria os 15% de IR. Isso procede?
R- Procede, mas vc precisa comprar um outro imóvel residencial e não terreno. Só pode fazer uma operação isenta a cada 5 anos.
Caso em invista parte do dinheiro na abertura de uma Micro empresa individual, irei pagar esses 15% tbm?
R- A tributação dependerá de sua opção tributária, simples lucro presumido ou real,
Se uma parte do dinheiro obtido com a venda eu não investir, irei pagar impostos?
R- Fora a operação acima, investindo ou não, vc pagará o imposto sobre o ganho de capital.
Como funciona os impostos para construção civil? Caso eu abra uma construtora, não pretendo ter funcionários, quero terceirizar os mesmos."
R- É muito geral, por enquanto, pelo seu valor envolvido, é melhor operar como pessoa física. Abrir uma construtora com esse volume implicará em obrigações fiscais e acessórias.
Rafael Orengo Loeblein
Iniciante DIVISÃO 2 , Designer
há 8 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 13:02
Muito obrigado pelas informações!