Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.767

Calculo do IRPJ E CSLL com a retenção por parte do tomador

MOABE DOS SANTOS JUNIOR

Moabe dos Santos Junior

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 10:50

Bom dia estou com uma duvida, é o seguinte temos um cliente que ele retem os impostos IRPJ e CSLL da nota fiscal de serviço, e só tivemos movimentação com esse cliente no 2 trimestre agora estou na duvida qual seria o valor pra nós pagarmos do IRPJ e CSLL desse trimestre.

Um exemplo, foi emitida uma emitida uma nota fiscal no valor de 4.000,00 em todo 2 trimestre para esse cliente que retem o IRPJ e CSLL ai nesse caso eu não teria que pagar nada de IRPJ e CSLL nesse trimestre onde esses imposto foram retido por parte do tomador de serviço ?

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 12:42

vc deu poucas informações.

mas considerando a regra geral vc sofreu as seguintes retenções:
ir 1,5% 60,00
cssl 1% 40,00
pis 0,65% 26,00
cofins 3% 120,00

Como as alíquotas de pis e cofins retidos são iguais aos valores devidos, nada a recolher.

Já o IRPJ será calculado aplicando 32% s 4.000,00= 1.280,00*15%= 192,00- 60,00 (retido) = 132,00 a recolher.
A CSSL segue o mesmo raciocínio, vc só precisa saber se a base é 12 ou 32%.

MOABE DOS SANTOS JUNIOR

Moabe dos Santos Junior

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 13:11

Realmente, porque ta complicado mesmo vou tentar explicar com um exemplo.

Assim foi emitido duas notas fiscais no valor de 4000 nos meses de abril e maio para um cliente que retem os impostos que voce citou, minha duvida é a seguinte como ele reteve os impostos na apuração trimestral do IRPJ e CSLL eu vou ter que pagar alguma coisa ou não vou pagar nada pois tudo já foi retido pelo cliente.

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 20:55

Como lhe disse, as retenções do IRFonte e CSSL não são suficientes para pagar os tributos devidos.
Vc precisa calcular o valor devido e deduzir o retido na fonte e encontrar o valor a recolher.

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 09:29

A retenção só é um adiantamento do imposto devido.

Quando for fazer o fechamento do trimestre você vai calcular tudo normalmente, e depois só abater o que já pagou (Foi retido ), igual o exemplo da amiga acima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade