x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 23.482

Bens de uma empresa que foi dada baixa

JULIO CESAR R. DE CAMARGO

Julio Cesar R. de Camargo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 30 maio 2009 | 14:48

Olá Juliana!

Acredito q ao passar para os sócios (através de escritura lavrada em cartório de imóveis), passarão a ser incluídos na DIRPF deles, pela transmissão de bens pela liquidação da empresa. Os dados para preenchimento da declaração seriam colhidos da própria escritura.

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 14:55

Para a transferencia dos bens da empresa em processo de baixa, seria necessario fazer uma NF passando os bens para o sócio? Para que depois seja transferido para ele(Pessoa Fisica) via cartorio, usando como exemplo de um veiculo.

Outra duvida que tenho: esse socio que está baixando a empresa em questão que é uma Empresa Individual, faz parte de uma outra empresa do tipo sociedade, e ele quer passar esses veiculos para a sociedade que está atuando no momento. Seria possivel repassar os bens em questão direto ao sair da empresa dele para a sociedade ou teria que repassar para a Pessoa Fisica e depois adquiri-los pela nova empresa?


Grato pela atenção!


Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 19:02

Boa noite Bruno,

A empresa em processo de extinção, uma vez realizados os Ativos e Passivos, pode (deve) transferir os bens, direitos, dividas e ônus reais remanescentes aos sócios, observando os percentuais que cabe a cada um de conformidade com a participação no Quadro Societário da empresa.

Nestes termos a emissão de Nota Fiscal para acobertar a transferência de veículos ao sócio (pessoa física) é perfeitamente válida. Estes bens, direitos, dívidas e ônus reais, devem ser informados pelo sócio na DIRPF devendo apurar o ganho de capital se cabível.

Não há como os ativos de uma empresa extinta passar diretamente para outra empresa (ainda que de mesmo sócio) sem que conste primeiramente da DIRPF deste.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade