x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.419

Autônomo - Carnê-leão

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) Informática
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 15:44

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o carnê-leão que devo emitir quando o cliente for pessoa física (onde não ocorre retenção na fonte).

*Sendo o piso de 1.434,59. Caso minhas notas para pessoa física não alcance esse valor (ate 1.434,58), ainda assim vou ter que emitir o carnê nesse mês?

*Como ficará minha declaração anual de IR já que parte da minha renda é declarada via carnê-leão?

Obrigado a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 19:28

Boa noite Carlos,

O cálculo do imposto de Renda nos moldes do Carnê-Leão é feito de acordo com a Tabela Progressiva do Imposto de Renda.

Vale dizer que se você não teve rendimentos bastantes para que houvesse a incidência do Imposto de Renda, este não deverá ser pago.

A despeito disto, é aconselhável que você preencha os valores e informações relativos a cada mês no programa Carnê-Leão 2009 desta maneira quando for entregar a DIRPF 2010 bastará importar as informações prestadas naquele programa.

Além disto, você terá durante o ano de 2009 completo controle sobre seus recebimentos e Imposto de Renda pagos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade