x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.567

Credito IPI - Ressarcimento

MATHEUS ALVES PEREIRA

Matheus Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 11:54

Muito bom dia amigos.

Gostaria de tirar uma duvida quanto há ressarcimento do credito acumulado de IPI.

A empresa é do Lucro Presumido e vende seus produtos com IPI alíquota zero e faz se o crédito do IPI nas compras de matéria prima.

Sabendo disso, a empresa tem um saldo significativo.

Duvida:

- Como proceder? Qual é o período que pode ser ressarcido (5 anos)?

Sei que o pedido deve ser feito no final de cada trimestre, sabendo que estamos em Setembro, queria aproveitar e fazer o pedido.

Duvida:

- Posso fazer o pedido dos últimos 5 anos de uma vez só? Tem algo que devo me atentar para evitar erros e possíveis fiscalizações?

Muito obrigado.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 08:19

A empresa é do Lucro Presumido e vende seus produtos com IPI alíquota zero e faz se o crédito do IPI nas compras de matéria prima.

R- OK

Sabendo disso, a empresa tem um saldo significativo.

R. OK

Duvida:

- Como proceder? Qual é o período que pode ser ressarcido (5 anos)?

R. Sim

Sei que o pedido deve ser feito no final de cada trimestre, sabendo que estamos em Setembro, queria aproveitar e fazer o pedido.

R. O de setembro vc precisa aguardar o término do trimestre.

Duvida:

- Posso fazer o pedido dos últimos 5 anos de uma vez só?

R. Sim, mas vc precisa preencher um perdcomp para cada trimestre.

Tem algo que devo me atentar para evitar erros e possíveis fiscalizações?

R- Claro, o programa já faz muitos testes de inconsistências. Assim, vc deve se certificar do correto enquadramento fiscal do produto saído e dos produtos entrados. O resto é uma situação normal.

Vc precisa enviar todos os pedidos de ressarcimento e em seguida vc pode usar cada um deles para compensar outros tributos federais(PIS, cofins, IRF, IRPJ, CSSL, etc

JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 11:48

Para cada trimestre dos últimos 5 anos, por meio da PER/DCOMP:
1° passo: Fazer um pedido de ressarcimento.
2º passo: Fazer declaração de compensação para utilizar os valores do pedido de ressarcimento. Pode ser necessário mais de uma declaração de compensação para zerar o pedido de ressarcimento daquele trimestre.
Obs.: Todas as NFs que geraram os créditos de IPI serão relacionadas na PER/DCOMP, sendo que a RFB fará as verificações em seus sistemas para validar os créditos.
Boa sorte!

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
MATHEUS ALVES PEREIRA

Matheus Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Financeiro
há 8 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 16:48

Senhores boa tarde.
Obrigado pela resposta.
Minha empresa está fazendo todos os lançamentos no PER/DCOMP e ao finalizar o pedido, da um aviso:

Crédito - Ficha - Pedidos de Ressarcimento Transmitido no PA corrente
Aviso - Ficha não preenchida. Virifique se não houve transmissão de outros pedidos de ressarcimento ou de declarações de compensação no período de apuração corrente.

- Não houve outra transmissão de pedidos de ressarcimento, pois é a primeira vez que estamos tentando.

outro aviso/erro

Crédito - Ficha - Livro de Registro de Apuração do IPI após o Período do Ressarcimento
Erro - Ficha Livro Registro de Apuração do IPI após o período do Ressarcimento não preenchida.

Não sabemos do que se trata.

Outro aviso:

Crédito - Ficha - Ressarcimento de IPI
Aviso - O valor do pedido de ressarcimento deverá ser estornado no livro RAIPI na data de transmissão desse documento.

Lembrando, é a primeira vez que estamos fazendo o pedido e nos deparamos com essas inconsistências e erro.
Sabemos que os avisos, podemos ''ignora-los'',ou seja, prosseguir caso não se enquadremos no que diz o aviso.
Já o erro, ele impedi totalmente de prosseguir.

Poderiam por gentileza, me ajudar. Grato desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade