x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 372

Quando devo aceitar ou não uma devolução

ROSANGELA SOARES DE ARAUJO

Rosangela Soares de Araujo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 11:57

Bom dia;

Estou com problemas com um cliente , ele comprou uma mercadoria e quer devolver e ser reembolsado sem motivo presente. Essa mercadoria foi adquirida por ele para revenda. Tenho obrigação de aceitar essa mercadoria de volta e reembolsa-lo?


Desde ja agradeço.

Welliton Cardoso

Welliton Cardoso

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 13:14

Boa tarde,

TROCA DE MERCADORIAS

Nenhuma loja é obrigada a trocar uma mercadoria porque o cliente não gostou, o tamanho não serviu, a cor não agradou, ou porque o produto comprado (ou ganho), não era bem o que o consumidor queria. As trocas serão obrigatórias em caso de defeito do produto. Geralmente os lojistas aceitam fazê-las por gentileza e para manter a fidelidade do cliente. Entretanto, para efetuar a substituição da mercadoria, eles podem determinar o prazo como também o dia e horário, não se esquecendo que todas as orientações devem ser claras e precisas. Mas, se o produto apresentar algum defeito é dever do lojista proceder a troca por outro ou devolver o dinheiro. O prazo para solucionar o problema é de 30 (trinta) dias da data da reclamação e o consumidor tem um prazo de até 90 (noventa) dias da data da compra para reclamar. Artigos 18 e 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).


Fonte: clique aqui

Welliton Cardoso
CRC 109750/O
SAG Assessoria Contábil
Contabilidade/Fiscal
mail/skype: [email protected]
ROSANGELA SOARES DE ARAUJO

Rosangela Soares de Araujo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 13:25

Welliton Cardoso boa tarde, obrigada pela atenção, o cliente na verdade quer simplesmente devolver e ser reembolsado, pesquisei a respeito mas não encontrei nada de devolução de empresas revendedoras, que é o caso dele, adquiriu minha mercadoria para revender. Só encontro a resposta no caso de consumidor que compra para consumo final, como você citou acima (Código de Defesa ao Consumidor).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade