x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.744

Itr, ccir e car

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 11:32

Bom dia,
Alguém do Forum entende de ITR, CCIR e CAR?
Ao tentar fazer uma atualização do CCIR, a pessoa do INCRA exigiu o CAR. Feito o CAR, ela pediu o ITR. (Ela disse que nas três declarações precisam ser colocadas as mesmas informações). Estou fazendo o ITR. No CAR a pessoa que fez colocou APP - Área de Preservação Permanente e Àrea de Reserva Legal ( tirou os valores de um doc. Chamado SISLEG.).
Ao colocar APP e Reserva Legal no ITR, pede o número do ADA (Ato Declaratório Ambiental). Ao pesquisar na internet encontrei onde fazer esse ADA.
Minha pergunta é, se isso realmente é tão simples assim ou não estaria talvez complicando a vida do cliente, pois nunca fiz e entendo pouco sobre Área Rural?
Existe algum curso para as três declarações? Percebo que o assunto é amplo e os órgãos ou escritórios aqui da região pouco entendem sobre isso.

Maísa Carla Estorani

Maísa Carla Estorani

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 09:36

Bom dia Egiane,
Essas declarações são bem complexas e quando não dominamos o assunto, muitas dúvidas surgem.
No meu caso, busquei informação, em meu Estado, na FAERJ. Será que seu estado não tem um órgão (Federação) que possa te auxiliar?
Não conheço nenhuma apostila ou curso online.
Como fiz o CAR esse ano, fui orientada a informar o ITR com os dados do ano passado, desconsiderando as informações do CAR, já que se trata de 2015 e o CAR foi esse ano.
Maísa

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 09:56

Obrigada Maísa, mas continuo com muitas dúvidas, porque nem mesmo os órgãos sabem informar corretamente.
No INCRA disseram que tudo tem de estar igual e assustam o cliente dizendo que pode gerar fiscalização e multa.
O cliente precisa fazer atualização do CCIR e para isso o INCRA exigiu o CAR e o ITR. Então terei que já colocar todas as informações iguais.
É horrível fazer algo com insegurança e não ter onde buscar ajuda.
Preciso fazer o ADA, mas antes é necessário um cadastro. Ao clicar na página do IBAMA para fazer o cadastro dá erro na página.
Estou de mãos amarradas. No ITR pede esse bendito número do ADA.
Nossa, porque tantas declarações. Bastava uma só contendo tudo sobre a terra e pronto.
É muito órgão pra fazer nada, somente onerar e onerar o povo brasileiro.

Maísa Carla Estorani

Maísa Carla Estorani

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 09:59

Oi Egiane,
Entendo. Realmente é muito complicado.
Tive problemas em tentar acessar o ADA também. Pedi ajuda ao responsável de TI do escritório e ele baixou o navegador OPERA, que foi o único que consegui acessar o ADA. De repente, te ajuda.
Maísa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: