x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.000

DIPJ 2009 - A entrega será prorrogada?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 11:31

As empresas tributadas pelo regime do lucro real ou presumido têm até o dia 30 de junho para apresentar a Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Entretanto, o programa ainda não foi disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.

Por essa razão, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, solicitou à Receita Federal que seja disponibilizado, com urgência, o programa na internet, além da prorrogação do prazo para entrega da declaração.

Pietrobon ressalta que, devido ao fato de o prazo estar esgotando, pode ocorrer contratempos aos empresários. "A elevada quantidade de informações econômicas e fiscais que devem ser incluídas no programa pode gerar atrasos ou o não cumprimento dessa obrigação", diz.

A empresa que deixar de apresentar a declaração ou que entregá-la com erros ou omissões deverá prestar esclarecimentos e ficará sujeita a multas, que variam de 2% a 20% mês ou fração do ano-calendário dos valores informados na DIPJ.

Fonte: Fenacon

...

Editado por Saulo Heusi em 25 de maio de 2009 às 11:32:32

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 17:08

Pois é, falta pouco mais de um mês para o fim do prazo para entrega do imposto de renda das pessoas jurídicas, mas a receita ainda não liberou o programa e informou que não ainda previsões de quando o programa estará liberado e que não prevê a prorrogação do prazo de entrega. Com tudo isso, a receita ainda está se esquivando de comentar as críticas a respeito deste atraso. Conforme divulgado no guia dos contadores, "Um dos prováveis motivos do atraso na divulgação do programa da DIPJ é a mudança na contabilidade das empresas, em razão da Lei 11.638. A nova lei das S/A, como vem sendo chamada, tem o objetivo de fazer com que as empresas brasileiras de adaptem às regras contábeis internacionais. Ela propôs, entre outros pontos, o Regime Tributário Transitório (RTT), que permite às empresas, até 2010, optar entre continuar no sistema de cálculo atual ou adotar os novos métodos. As mudanças na lei estariam atrasando o trabalho dos técnicos da Receita."
De qualquer maneira, ainda acredito que, em cima da hora (como sempre costuma fazer), a receita acabe prorrogando o prazo de entrega.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 17:41

É, tinha reparado isso mesmo. A Receita tá demorando muito pra liberar esse programa e vai ficar apertado pra todo mundo, pois além das rotinas normais, que já ocupam quase todo o tempo, ainda temos que preparar as declarações. Errou a Receita e perdemos nós que temos esse monte de coisas pra fazer.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade