Marcelina Prates
Iniciante DIVISÃO 2 , Subcontador(a)Olá, boa noite!
Alguém poderia me orientar como proceder?
Em julho deste ano, meu pai deu baixa em seu cadastro como microempreendedor individual por ausência de atividade como pintor autônomo.
No entanto, já havia deixado antecipado o pagamento de todos os carnês referentes ao recolhimento das contribuições previdenciárias - DAS MEI até dezembro deste ano.
Neste contexto, gostaria de saber se uma vez que ele deu baixa no cadastro enquanto microempreendedor individual, ele pode tentar requerer junto a Receita Federal os valores pagos referentes ao INSS?
O motivo para tal pedido de restituição, é que mês passado ele foi demitido sem justa causa da empresa onde trabalhava há quatro anos como mestre de obras e ao dar entrada no seguro desemprego, o sistema do ministério do trabalho acusou que o inss dele estava pago como contribuinte individual, de modo que não conseguiu dar entrada no seguro.
Diante do relatado, gostaria de saber como ele pode fazer, até porque as parcelas que teria direito a receber ajudariam muito nas despesas de casa. Ele pode entrar como recurso junto ao Ministério do Trabalho?