x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.890

Locação / venda - L. Presumido

Leandro Baltazar

Leandro Baltazar

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 15:19

Boa tarde, pessoal!

Tenho duas dúvidas com relação a uma empresa cujo a sua atividade principal é "Testes e análises técnicas", a empresa faz reparo e manutenção em instrumentos de precisão. Contudo existe mais duas atividades relacionadas "Venda" e "Locação de bens móveis".

Minha dúvida é a seguinte;
1)Quais são os impostos incidentes sobre a venda e suas aliquotas?

2) Conforme a LC 116/03, no item 3,01, não é necessário o recolhimento do ISS sobre a locação de bens móveis, mas em qual nf.(serviço) ou (venda), é para emitir a locação, ou seria um recibo? Se for recibo os outros impostos são recolhidos normalmente conforme valores constante do recibo?

Grato pela atenção.

Leandro Baltazar
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 14:17

Boa tarde, Leandro

As empresas tributadas pelo lucro presumido na área federal pagam PIS, COFINS, IRPJ, CSLP e adicionais, quando cabíveis. Maiores esclarecimentos, inclusive as alíquotas de presunção você pode encontrar neste sítio, a partir da questão 530, lembrando que ao exercer atividades simultâneas, a presunção de lucro será de acordo com as receitas de cada atividade

Esclarecimentos sobre PIS e COFINS, cumulativo e não cumulativo você pode obter aqui.

Concordo que os aluguéis são isentos de ISS, porém, o documento hábil para registrar estas receitas envolve enésimas hipóteses, como a natureza da operação, integração entre sistemas (administrativo, fiscal e contábil), política interna da empresa, etc. Deste modo, sugiro que sua segunda pergunta seja repetida na sala de "Legislação Estadual e Municipal".

Bons estudos

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1994
https://www.procedimentoscontabeis.blogspot.com.br
(fundador e conteudista)
Leandro Baltazar

Leandro Baltazar

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 15:27

Ricardo, Boa tarde!

Não estava conseguindo visualizar a sua resposta por isso enviei novamente a pergunta, desculpe-me o transtorno.

Quanto ao e-mail que lhe enviei, gostaria de saber se já colocou a disposição de todos no fórum pois, pretendo lhe enviar mais.

Leandro Baltazar.

Leandro Baltazar
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 maio 2009 | 09:22

Bom dia, Leandro

Conforme eu já lhe disse em nossa conversa em particular por e-mail, o material seu que recebi é de excelente qualidade e em breve o mesmo será disposto ao público na sala de Contabilidade em Geral; só não o disponibilizei ainda por absoluta falta de tempo.

Visto que agora sou moderador meu e-mail para receber arquivos é outro:

@Oculto

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1994
https://www.procedimentoscontabeis.blogspot.com.br
(fundador e conteudista)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade