x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.089

Dificuldade em Legislação

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 11:06

Bom dia amigos.
Tenha certa dificuldade com a assimilação e leitura das Legislações Federais, Estaduais e Municipais.
Geralmente, só leio mais quando preciso. Mas sei que devo mudar isso em mim. Na verdade, sei que existem caminhos mais propicios a seguir, como por exemplo: por temas de interesse, assuntos mais dicutidos no momento, e não esperar somente quando necessário for.
Posso até ser criticado, mas pergunto a vocês: nesse caso, o que vocês (companheiros de classe) me aconselharia? uma leitura por tema? assunto? o meu objetivo é ficar a par de todos os assuntos que me dizem respeito e principalmente 'dominar bem as legislações', o que me aconselham?
Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 18:15

Boa noite Presley,

Se nos referirmos às Normas, aqui entendidas as leis, decretos, resoluções, atos, soluções, instruções e mais uma dezena de dispositivos que aumentam de sobremaneira o volume das "regras regulamentadoras" de nosso país, estaremos falando de duas novas normas editadas a cada hora, durante as vinte e quatro do dia!

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) em 20 anos foram editadas mais de 3,7 milhões de normas, em média 774 por dia útil.

Em matéria tributária, foram editadas 240.210 normas, ou seja, mais de duas por hora.

Nos últimos 20 anos houveram treze reformas tributárias e foram criados inúmeros tributos, como CPMF, COFINS, CIDES, CIP, CSLL, PIS IMPORTAÇÃO, COFINS IMPORTAÇÃO, ISS IMPORTAÇÃO. E todos eles já foram majorados!

Uma das características de toda esta parafernália e emaranhado de normas, é que uma altera a outra que já foi alterada por outra que vigeu até tal data e que a partir de então, deve obedecer ao disposto na letra tal do inciso e parágrafo tais, de tal artigo da... e você acaba não entendendo nada ou muito pouco de tudo. Nós chegamos ao absurdo de termos leis já alteradas mais de mil vezes.

Hoje os estudiosos dedicam livros inteiros a uma única contribuição, como é o caso do PIS não-cumulativo, do INSS e de tantos outros, e (pior) depois de muito pouco tempo estão ultrapassados.

Daí não imagine que deva ser criticado pela dificuldade encontrada na assimilação. Minha dificuldade não é menor do que a sua, não raro me vejo relendo o mesmo dispositivo "trocentas" vezes até entendê-lo.

Não tente "decorar" leis, é humanamente impossível e pura perda de tempo, pois elas mudarão antes mesmo que você consiga o intento!

Se anotar a legislação atinente ao assunto que deva lhe interessar, para tê-lo a mão quando necessitar, e copiar os links que levam à ela, já tem um bom começo. Com o tempo, de tanto você consultá-lo mentalizará o que precisa saber.

Ler artigos que abrangem determinado assunto e consultar as leis mencionadas no texto, é também uma outra maneira de adquirir conhecimentos e aos poucos familiarizar-se com a matéria. Via de regra os autores "explicam" o que dizem as leis.

Não adianta você querer absorver tudo o que possa ler, nem ler tudo o que encontrar escrito. Não deve lhe interessar (por exemplo) a legislação que norteia os ajustes trazidos pela Lei 11638/2007 se você é responsável apenas por empresa optante pelo Simples Nacional.

O segredo está em interessar-se. Para tanto, conte com o Fórum que (sem dúvida) é uma ótima fonte de consulta.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 junho 2009 | 08:43

Bom dia Presley!

Depois desta aula do nosso grande mestre Saulo Heusi, resta-me dizer-lhe que, uma outra dica para que você possa melhorar o seu conhecimento com estas Leis, é se dispor a ajudar os amigos em suas dúvidas aqui no Fórum.

Digo isto a você por experiência própria.
Antes de frequentar o Fórum, eu apenas sabia sobre as normas a serem seguidas através do que os outros profissionais me diziam (em cursos, palesras, etc).
Ao passar a responder aos amigos aqui no Fórum, fui ensinado a responder com todo o embasamento legal e, com esta prática, sempre estou estudando as leis e buscando entendê-las para ajudar aos meus amigos.

Sei que você já faz isto (ajuda os amigos aqui no Fórum). Com isto, você está no caminho certo.

Bons estudos e tenha um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 14:12

Obg Wilson, o Fórum realmente é meu aliado.
No início, eu tinha vergonha de perguntar alguma coisa por medo de ser censurado, mas depois de conhecer o fórum e os profissionais aqui, eu me sinto seguro e confiante pois sei que receberei ajuda e isso, enriquece mais ainda meu curriculo e como profissional, me faz crescer sempre.
Obrigado a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade